A Porto Tech Hub, associação que tem como missão posicionar o Porto enquanto centro tecnológico global de excelência, anunciou o lançamento do primeiro episódio do podcast «10 Years Podcast». Composta por 10 episódios, a série irá focar-se em temas desde a tecnologia aos recursos humanos, com destaque para o ecossistema tecnológico do Porto e em boas práticas dentro das organizações. Esta iniciativa assinala os 10 anos de atividade da associação.
Luís Silva, presidente da Porto Tech Hub, assinala: «Este ano, celebramos uma década a ligar a cidade do Porto, a posicioná-la nacional e internacionalmente, a promover sinergias entre a comunidade, a academia, as empresas e o talento, sempre com a missão de tornar o Porto um centro tecnológico de excelência a nível global. O podcast surge com o propósito de assinalar este marco e de partilhar conhecimento sobre áreas relevantes para o ecossistema tecnológico portuense com um público mais abrangente.»
No primeiro episódio desta rubrica, «A Génese da Porto Tech Hub», Paula Gomes da Costa, managing director da Körber Porto, e Ricardo Valente, head para oPorto na Savills Portugal, juntam-se a Luís Silva para uma conversa sobre a origem da associação e o consequente desenvolvimento do Porto nos últimos 10 anos, fazendo um balanço sobre o posicionamento da cidade enquanto polo relevante para a comunidade tecnológica.
O conteúdo já se encontra disponível no Spotify (aqui) e no canal de Youtube da Porto Tech Hub (aqui), plataformas onde serão publicados mensalmente os episódios da série. O formato é apresentado pelo presidente da Porto Tech Hub, que convida diferentes personalidades com o intuito de destacar as empresas associadas que têm contribuído para o crescimento do Porto na última década. Ao longo da série, os intervenientes debruçar-se-ão sobre temas atuais que continuam a moldar o sector tecnológico como o papel da liderança e da felicidade nas organizações e o futuro da programação, bem como o potencial e o futuro da cidade do Porto. O podcast é direcionado não apenas aos profissionais do sector, mas também ao público em geral, que poderá acompanhar estas questões de forma clara e acessível.
Nesta temporada, pode-se ainda contar com Alexandra Monteiro, head of people na Cocus, e Vânia Gonçalves, fundadora da Geek Girls, para uma conversa sobre o papel das mulheres no mundo da tecnologia; com João Maia, chief operating officer da Fabamaq, e Rui Barbosa, cofundador e gestor de website da Codigree, para um episódio sobre o futuro da tecnologia, e também com João Belfo, country head de Portugal na Intellias, e Teresa Carreiro, cofundadora da Critical Manufacturing, para um debate sobre o papel da resiliência e da liderança nas organizações, entre outros.
Criada em 2015, a Porto Tech Hub conta com mais de 40 empresas associadas e aposta no desenvolvimento do ecossistema tecnológico da região norte através de iniciativas como o SWiTCH, cursos de especialização em tecnologias emergentes em parceria com o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e de eventos de networking que promovem o tecido empresarial local, com destaque para a Porto Tech Hub Conference. Este evento anual já contou com a participação de cerca de seis mil pessoas e mais de 100 oradores, reunindo o sector para um dia de partilha e materializando a missão da Porto Tech Hub.