Iniciativa da myMentor e de Pedro Martins, professor da Nova SBE, vai ser lançado no dia 16 de outubro o Radar de Emprego MyMentor, on-line, em parceria com a Fundação Santander. Trata-se de uma ferramenta que irá oferecer um retrato atual e futuro do mercado de trabalho em Portugal.
Serão apresentados indicadores sobre as competências mais solicitadas pelos empregadores, as profissões com maior empregabilidade, as regiões com maior crescimento do emprego e o gap entre a oferta formativa e o mundo do trabalho.
Esta análise tem potencial para ser utilizada no debate de políticas públicas, na redefinição da oferta formativa e na preparação para o futuro do trabalho.
O programa de lançamento do Radar de Emprego MyMentor é o seguinte:
14H00 – Registo
14H30 – Boas-vindas: Inês Oom de Sousa, da Fundação Santander
14H40 – Abertura: Alexandre Homem Cristo, Secretário de Estado da Educação
14H50 – Radar de Emprego myMentor: Inês Menezes, da Better Future
15H00 – Apresentação do estudo «Potencial das ofertas de emprego recolhidas pela myMentor para caracterização do mercado de trabalho»: Pedro Martins, da Nova SBE
15H20 – Indicadores Mercado de Trabalho e Gap Oferta Formativa: Hugo Marques Sousa, da Nova SBE, e Jaisso Vautero (myMentor/ UFSM Brasil); Mesa Redonda
15H30 – O futuro do trabalho: desafios e perspetivas; contributos do Radar de Emprego: Amadeu António Macedo Dinis, da ANESPO, Paulo Feliciano, da AD&C, Paulo Carvalho, da IF Insight & Foresight, e Susana Almeida Lopes, da SHL Portugal People Solutions; Mesa Redonda
16H15 – Qualificações e emprego; soluções e desafios para políticas públicas; contributos do Radar de Emprego: Madalena Feu, do IEFP, Paulo Fernandes, da Câmara Municipal do Fundão, Pedro Martins, da Nova SBE, e Rafael Rocha, da CIP
17H00 – Encerramento: Adriano Rafael Moreira, Secretário de Estado do Trabalho (a confirmar)
A moderadora será Isabel Moço, da Universidade Europeia.
As inscrições podem ser feitas aqui.
De assinalar que Pedro Martins, da Nova SBE, é autor do estudo sobre o potencial das ofertas de emprego recolhidas pela myMentor para caracterização do mercado de trabalho. Este documento contribuirá para o conhecimento das necessidades do mercado de trabalho, facilitando as tomadas de decisão e a implementação de estratégias eficazes para o desenvolvimento socioeconómico do país.
O Radar do Emprego analisa dados das ofertas de emprego disponíveis em vários portais on-line do país (que cobrem cerca de 80% do mercado de trabalho), reunindo um conjunto de informação útil sobre histórico e futuro do trabalho.
Serão publicados trimestralmente indicadores que permitem identificar as profissões com maior potencial de crescimento, necessidades de requalificação do país e identificação das competências procuradas pelos empregadores. Esta análise tem potencial para ser utilizada no debate de políticas públicas, redefinição da oferta formativa por parte das entidades formadoras e preparação para o futuro do trabalho. Trata-se de uma plataforma de gestão de carreira, pesquisa de formação e emprego, movida por algoritmos de Inteligência Artificial. Faz o match entre profissões, competências, formação e ofertas de emprego, algo bastante útil para capacitação para o mercado de trabalho, upskilling e/ ou reskilling. Foi construída em 2022, em parceria com IEFP e a ANQEP, com o apoio do Portugal Inovação Social e da Fundação Gulbenkian.