Nova coleção de têxteis da IKEA
Uma segunda vida para as fardas dos colaboradores

Växelbruk é o nome da nova coleção da IKEA, criada a partir das antigas fardas dos seus colaboradores. Composta por 16 produtos, entre os quais cortinas, capas de almofadas, mantas e sacos, esta coleção é um projeto-piloto que dá uma nova vida às conhecidas fardas dos colaboradores IKEA, promovendo a importância da circularidade, e do aumento do ciclo de vida dos produtos.

Texto: Redação «human»

.

Os artigos da nova coleção foram desenvolvidos através de fibras recicladas das fardas de colaboradores de diferentes lojas da IKEA na Europa. De forma a garantir que as peças apresentavam as expressões de cor desejadas e seguiam os padrões de qualidade exigidos, as fibras recicladas foram misturadas com outros materiais, como poliéster reciclado de garrafas PET e restos de outros têxteis.

Ana Barbosa, responsável de sustentabilidade da IKEA Portugal, refere: «Na IKEA, a redução do desperdício sempre foi uma prioridade. Temos vindo a trabalhar na redução do desperdício em toda a cadeia de valor, no crescimento do índice de reciclagem nas nossas operações e na criação de ciclos fechados de materiais, em que resíduos são transformados em matérias-primas, envolvendo vários agentes da nossa cadeia de valor. Växelbruk é um projeto-piloto que põe em prática esta nossa ambição, e que pretende explorar e também inspirar novas possibilidades técnicas, de design e de negócio associadas a soluções circulares.»

Entre 2020 e 2022, a IKEA não só alterou as fardas dos seus colaboradores a nível global, como também procedeu à recolha das antigas roupas, transformando-as em matérias-primas secundárias.

A coleção Växelbruk está disponível em todas as lojas IKEA em Portugal; ver aqui.