Selos evocativos dos Caretos de Podence
CTT homenageiam Entrudo Chocalheiro

As rotas da correspondência postal portuguesa e a filatelia nacional conhecerão a partir de 13 de fevereiro um colorido especial, graças à nova série de selos dedicados aos Caretos de Podence. O dia maior do Entrudo Chocalheiro que animará as Terras de Cavaleiros acolherá a apresentação da nova edição filatélica dos CTT Correios de Portugal. Que assim perpetuará por esse mundo fora uma das joias do património etnográfico do município macedense, elevada desde 2019 a Património Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco.

Texto: Redação «human» Fotos: DR

.

A iniciativa dos CTT é apenas uma entre as mais de 40 que fazem parte do programa de quatro dias de folia daquele que é por muitos considerado o Carnaval mais genuíno do nosso País. E que tem nos Caretos à Solta, pelas ruas da aldeia de Podence (nos dias 11 e 13, às 15H30), um dos seus pontos altos. E sempre a crescer, ou não assegurassem os Facanitos à Solta (crianças mascaradas de caretos e a imitar o folguedo dos mais velhos) o futuro da arte chocalheira. Acontecerá no dia 10, às 15H30.

Organizado pela Associação Grupo Caretos de Podence, o evento conta com a colaboração da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e celebra a fertilidade que a Primavera irá trazer. Tradição ancestral que os homens de Podence encarnam através da personagem do Careto e que os faz percorrer a aldeia com chocalhos à cinta, à procura de raparigas para dançar e chocalhar, claro.

Rui Vilarinho, presidente em substituição da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, refere: «Podence é uma das aldeias do concelho que melhor reflete a autenticidade e a identidade das Terras de Cavaleiros, com um património histórico e sociocultural que a fez entrar há um ano na Rota das Aldeias de Portugal. O Entrudo Chocalheiro de Podence é uma porta para o nosso concelho, que lhe faculta uma crescente notoriedade – nacional e internacional – do ponto de vista turístico e lhe permite receber cada vez mais visitantes. Os quais se embrenham pelas ruas da aldeia à procura dos murais evocativos das suas tradições, para chegar não só ao Museu, à Eira e ao Baloiço do Careto, mas também para conhecer a Paisagem Protegida do Azibo, o Geopark Terras de Cavaleiros e tantos outros pontos de interesse que espelham a riqueza natural e patrimonial de Macedo.»

O Desfile Noturno em Macedo de Cavaleiros (dia 10, às 21H30), o Pregão Casamenteiro (dia 12, às 21H30), a Noite da Máscara Mágica com Desfile Enigmático (dia 12, às 22H00) ou o Desfile de Marafonas (dia 13, às 16H00) são alguns dos momentos muito aguardados do programa do Entrudo Chocalheiro de 2024, que tem o seu clímax na Queima do Entrudo (dia 13, às 17H30), na Eira do Careto.

Claro que tamanho dispêndio de calorias (a que devem ser adicionadas as gastas nas caminhadas pelos trilhos do Entrudo Chocalheiro, do Careto e do Chocalho, bem como nas rondas pelas Animações de Rua, nos Concertos Tradicionais, nas visitas ao Geopark e à Albufeira do Azibo, estas através de geocruzeiros em embarcação ecológica) necessita de reposições energéticas à altura. E, nesse particular, oportunidades não faltarão pelas tabernas e restaurantes de Macedo de Cavaleiros. Espaços que se preparam especialmente para estes dias, a pensar no Almoço Regional do dia inaugural, no Almoço do Domingo Gordo e nas três noites gastronómicas em perspetiva.

Os palatos dos milhares de visitantes que são esperados têm, aliás, uma outra prova de sabor a decorrer em simultâneo: o Festival Gastronómico do Grelo (de 9 a 13 de fevereiro), a que aderiram 19 espaços de restauração, para promover a especialidade hortícola nas suas ementas, confecionada e apresentada de várias formas. De 29 a 31 de março, a rota será a do Cabrito à Mesa.

Animação e experiências únicas não faltarão por estes dias em Macedo de Cavaleiros.