Primeiro evento «Embaixada da Felicidade»

A Academia da Felicidade realizou o primeiro evento «Embaixada da Felicidade» no passado dia 15, no Top Board Studio, em Carnaxide. Foi um evento exclusivo e um marco para a academia, com membros, entusiastas e influenciadores da felicidade a reunirem-se para a apresentação de vários super agentes da felicidade e ainda uma happiness talk, sempre com a marca do reconhecimento, da inspiração e do companheirismo.

A Academia da Felicidade está focada em reinventar o mundo corporativo, num mundo onde a linha entre a vida pessoal e a vida profissional se torna cada vez mais ténue, o que faz emergir uma nova realidade: a importância do bem-estar e da felicidade no ambiente de trabalho.

O encontro de pessoas com missões, propósitos e visões alinhadas – Ricardo Costa e Sofia Manso – fez perceber a emergência de uma nova era e a urgência de agir. Uma era onde o foco se desloca para colocar as pessoas no centro de todas as decisões corporativas, onde se observa um novo paradigma no modelo de trabalho. As dinâmicas de escolha inverteram-se: agora são as pessoas que escolhem as empresas e não as empresas que escolhem as pessoas.

Com três pilares fundamentais, a Academia da Felicidade, dedica-se a formação de empresas (programas desenhados para infundir uma cultura de felicidade e bem-estar), certificação de empresas (um selo de qualidade que reconhece as empresas que promovem ativamente o bem-estar dos seus colaboradores de acordo com a norma) e o clube para todos (uma comunidade aberta a todos, com formação e eventos exclusivos).

Mais do que uma instituição, a academia é um movimento, uma chamada para a ação. Representa um passo audacioso para humanizar o mundo corporativo, reconhecendo que a felicidade e o bem-estar dos colaboradores não são apenas desejáveis, mas essenciais. Com esta abordagem, define não só o futuro do trabalho, mas também das gerações futuras, onde o sucesso empresarial e a satisfação pessoal andam de mãos dadas.

O projeto começou no dia 4 de setembro de 2023, onde em 15 dias se estruturou de forma a dar resposta às maiores carências das pessoas e das organizações nas quais se inserem. Já este ano, a 15 de janeiro, o primeiro evento oficial, «Embaixada da Felicidade», no Top Board Studio, reuniu cerca de 100 pessoas. Aí, Ricardo Costa foi nomeado Embaixador da Felicidade, Alexandre Monteiro foi nomeado Cônsul da Felicidade Alexandre Monteiro, Sofia de Castro Fernandes foi nomeada Console da Felicidade e Fred Canto e Castro foi nomeado Cônsul.

A orgânica da academia faz jus ao seu propósito de criar valor no maior número de pessoas. Procurou-se um conjunto de pessoas formadas, especialistas em diversas áreas, de todo o país, para que em conjunto façam a implementação dos processos nas empresas. Existem competências-chave a ser alcançadas através de diversos programas, sem tabelas de preços ou regime de horas. Isto porque para os responsáveis do projeto «seria altamente redutor estar a responder por e-mail a pedidos de orçamento para realidades que não conhecemos – precisamos de conhecer a empresa e de seguida apresentamos a nossa melhor proposta para atingir os objetivos de maior felicidade e consequente produtividade», assinalam.

Mais informações sobre o projeto aqui.