Os CTT – Correios de Portugal vão avançar com uma revisão salarial ambiciosa e abrangente, reforçando o forte compromisso com os seus trabalhadores. Com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2024, esta revisão anual subjacente ao acordo de empresa foi definida e assinada pelos CTT com todos os sindicatos.
2023 foi mais um ano desafiante, em que a conjuntura económica atravessou um momento difícil, com o aumento da inflação e a subida das taxas de juro a dificultar a gestão do orçamento das famílias. Ciente desta realidade, a Comissão Executiva dos CTT tem procurado implementar medidas que contribuam para minimizar os efeitos do ambiente macroeconómico atual, aumentando o poder de compra dos trabalhadores da empresa, enquanto assegura a sustentabilidade futura.
Assim, depois de negociações bem-sucedidas com as entidades representativas dos trabalhadores, foi alcançado um acordo para a revisão salarial, com várias componentes.
Os valores dos vencimentos base mensais até 2.924,50 euros terão um aumento de 60 euros. Paralelamente, haverá uma atualização das tabelas salariais em 50% do valor anteriormente indicado, ou seja, de 30 euros, em todos os intervalos de salários de cada categoria, cujo aumento representa um compromisso estrutural futuro para com os trabalhadores. Esta atualização prevê também a fixação do valor mínimo do vencimento base de entrada na empresa em 825 euros. Além disso, o valor do subsídio de refeição é aumentado para 9,35 euros.
Os CTT manifestaram, por isso, a sua satisfação pelo ambiente positivo e de diálogo em que decorreram as negociações e felicitaram todas as partes envolvidas pelo espírito colaborativo que demonstraram.
De assinalar que os CTT empregam 11.788 pessoas em Portugal. Em 2022, obtiveram rendimentos operacionais de 906,6 milhões de euros, um resultado antes de juros e impostos (EBIT) recorrente de 65,4 milhões de euros e um resultado líquido de 36,4 milhões de euros. Nesse mesmo ano, os CTT transportaram 457,6 milhões de objetos de correio endereçado. Com forte presença ibérica, apostam em ligar pessoas e empresas de forma sustentável.