Um guia de poupança para todas as idades

O Doutor Finanças, destacado intermediário digital de crédito, está a lançar o «Guia de Poupança», no âmbito do Dia Mundial da Poupança, que se assinala a 31 de outubro. Trata-se de um guia para todas as idades, onde são partilhadas estratégias e dicas de poupança importantes em cada fase da vida.

Sérgio Cardoso, chief academic officer do Doutor Finanças, partilha: «A nossa liberdade financeira passa por acumularmos poupanças que nos conferem tranquilidade. O melhor dia para começar é ontem. Quanto mais adiarmos esta preparação, mais e maiores desafios vamos ter. Com isto, e como queremos o melhor para os nossos filhos, é também imperativo que adquiram estes hábitos muito cedo. Quanto mais tempo tivermos para preparar, mais fácil se torna e maior a probabilidade de concretizarem os seus sonhos.»

E a pensar nos miúdos e nos graúdos, o Doutor Finanças disponibiliza este guia de como poupar ao longo da vida (ver aqui), através do qual são partilhadas estratégicas para incutir hábitos de poupança desde cedo.

No «Guia de Poupança» são abordados temas como os seguintes: Formas de poupança; Rendimentos; Como obter rendimento extra; A importância de criar um fundo de emergência, de rentabilizar poupança e investir; Como comprar casa; Seguros; Como escolher o melhor crédito; Relação das crianças com o dinheiro (uma vez que os nossos hábitos financeiros começam indiscutivelmente na infância); isto, entre outras temáticas.

O guia aborda as diferentes fases da vida: desde a infância até à idade de reforma, passando pela adolescência e pela idade adulta, altura em que se inicia a vida profissional e as responsabilidades orçamentais, bem como outras fases, cujas exigências são distintas.

O que ensinar às crianças e quando o fazer? Dar uma semanada ou uma mesada? Como envolver crianças e adolescentes no dia-a-dia da família? Como gerir o primeiro salário? Como poupar para comprar uma casa ou para garantir as condições desejáveis para chegar à reforma? E como escolher o tipo de ativos para investir? São algumas das questões abordadas neste guia, lançado no âmbito do Dia Mundial da Poupança.

No mercado desde 2014, o Doutor Finanças conta com uma equipa de 200 «doutores», que já ajudou várias dezenas de milhar de pessoas a equilibrar as suas finanças e a sair de situações de sobre-endividamento.