Lisbeth Salander e Mikael Blomkvist
No norte gelado da Suécia

Um dos regressos mais felizes dos últimos tempos na literatura, o de Lisbeth Salander e Mikael Blomkvist, heróis inesquecíveis de Stieg Larsonn, autor da trilogia Millennium, falecido em 2004.

Texto: Redação «human»

.

No sétimo volume da série Millennium, intitulado A Rapariga nas Garras da Águia (ed. D. Quixote) e escrito por Karin Smirnoff, estamos no extremo norte da Suécia, onde sopram ventos de mudança: os seus recursos naturais inexplorados suscitam uma corrida ao ouro, com o submundo do crime à cabeça. Mas não é a promessa de riqueza que leva Lisbeth Salanderà pequena vila de Gasskas. Lisbeth foi nomeada tutora da sobrinha Svala, cuja mãe desapareceu. Duas coisas se tornam de imediato evidentes: Svala é uma adolescente com dotes extraordinários… e está a ser vigiada.

Mikael Blomkvist também está a caminho do norte, para ajudar no casa­mento da filha com um dos políticos mais influentes da região. Blomkvist já viveu melhores dias: a revista Millennium imprimiu o seu último número e as relações com a filha estão tensas. Como se isso não bastasse, há rumores inquietantes a respeito do homem com quem esta está prestes a casar-se. Quando a verdade vem à tona e a violência eclode, Lisbeth Salander revela-se a última esperança de Mikael Blomkvist.

Em A Rapariga nas Garras da Águia, o norte gelado da Suécia é o palco onde Lisbeth, Mikael e a indomável Svala acabam por enfrentar uma rede de corrupção ligada à exploração de energias renováveis e combater a violência contra as mulheres, num ambiente político em que a extrema-direita está numa ascensão imparável.

Mesmo sem Stieg Larsonn, escritor extraordinário que teria merecido os melhores prémios, é tão bom que Lisbeth e Mikael continuem a viver connosco.