«À Moda do Rui»
60 receitas práticas e de preparação simples

Durante um ano e meio, Rui Oliveira apresentou diariamente no programa de Manuel Luís Goucha, na TVI, receitas práticas e deliciosas para o dia-a-dia. Reunidas agora em livro, estas quase 60 receitas revelam o gosto e o talento culinário do chef e apresentador de televisão.

Texto: Redação «human»

.

Dividido em quatro partes, «À Moda do Rui», que chega às livrarias a 2 de novembro, pela editora Contraponto, inclui receitas de sopas, sugestões para preparar peixe e carne e, para rematar, algumas sobremesas, que incluem clássicos da doçaria francesa como o clafoutis ou o simples, mas tentador, tiramisu de limão.

Manuel Luís Goucha, talvez o maior fã das receitas «à moda do Rui», não poupa elogios ao cozinheiro e companheiro de mais de duas décadas: «Este receituário resulta do que ao longo de um ano e meio foi partilhado na pantalha entre risos e picardias, que esse é também o jeito de uma vida em comum. Sorte a minha de o ter dia após dia no comando da cozinha, espaço de magia, momentos ritualizados e filtros de amor», escreve o apresentador no prefácio.

Também autor de livros de culinária, Manuel Luís Goucha contribuiu com «meia dúzia de receitas» de sobremesas, não fosse ele «mais de bolos, tartes, tortas e doces de colher, lambarices, a bem dizer», como confessa. Estas ocupam o último capítulo do livro.