Elevar o desempenho das organizações através da formação

Quando falamos do sucesso de uma organização, muitos fatores «entram em jogo». Desde a qualidade dos produtos ou serviços até à gestão eficaz e à estratégia de marketing – todos esses elementos são vitais. No entanto, há um aspeto muitas vezes subestimado que poderá constituir a chave para um desempenho excecional: a formação das suas equipas.

Texto: Joana Santos, Header™ Learning

.

O mundo dos negócios está em constante mudança e as organizações precisam de acompanhar essa evolução para se manterem competitivas. A globalização, a rápida inovação tecnológica e as mudanças nas preferências dos consumidores são apenas alguns dos desafios enfrentados pelas empresas hoje em dia. Nesse cenário, a formação contínua dos colaboradores torna-se essencial para assegurar que todos os colaboradores acompanham estas evoluções/ inovações.

A formação deve deixar de ser vista apenas como uma despesa e passar a ser considerado um investimento estratégico que pode melhorar significativamente o desempenho de uma organização.

E como é que a formação influencia positivamente o funcionamento de uma empresa?

Vejamos alguns tópicos a reter:

1. Aperfeiçoamento de habilidades e competências A formação não introduz apenas novas habilidades, também melhora as competências existentes dos colaboradores. Isso não só os torna mais competentes nas suas funções atuais, como os prepara para assumir responsabilidades mais desafiadoras no futuro.

2. Aumento da produtividade e da eficiência Colaboradores bem treinados tendem a ser mais produtivos, na medida em que desempenham as suas tarefas de forma mais eficiente, economizando tempo e recursos da organização. Isso, por sua vez, pode melhorar a eficácia geral das operações da empresa.

3. Redução de erros e desperdícios A formação adequada ajuda a minimizar erros no local de trabalho. Isso é especialmente importante em sectores onde erros podem resultar em custos significativos ou riscos à segurança.

4. Incremento da inovação e da capacidade de adaptação A formação não se concentra somente nas habilidades técnicas, também promove a mentalidade criativa e a capacidade de adaptação, preparando os colaboradores para abraçar novas tecnologias, estratégias de negócio e métodos de trabalho.

5. Aumento da satisfação do cliente Colaboradores informados garantem um melhor atendimento ao cliente, resultando em maior satisfação e na sua fidelização. Clientes satisfeitos são mais propensos a voltar a fazer negócios com a empresa e até mesmo a referenciar os seus produtos ou serviços a outros potenciais clientes.

6. Fortalecimento da cultura organizacional A formação pode ajudar a promover a cultura e os valores da empresa, uma vez que colaboradores que passam por formações eficazes sentem-se, muitas vezes, mais conectados à missão e aos objetivos da organização, o que fortalece a cultura e a coesão da equipa.

7. Redução do turnover Colaboradores que percebem oportunidades de aprendizagem e crescimento dentro da organização têm menor probabilidade de deixar os seus empregos, o que ajuda a reduzir os custos associados à rotatividade, como recrutamento e formação de novos colaboradores.

8. Conformidade regulatória Em setores altamente regulamentados, a formação é essencial para garantir que a empresa está em conformidade com as normas e os regulamentos governamentais.

Por tudo isto, é cada vez mais relevante que as organizações encarem a formação como um meio de impulsionar o seu sucesso e a sua sustentabilidade.

Oferecemos aos nossos clientes soluções de formação e desenvolvimento nas mais diversas áreas, apostando em ferramentas colaborativas e metodologias inovadoras para obter soluções concretas para os diferentes desafios.

Contudo, sabemos que nem todas as organizações têm know-how ou recursos necessários para desenvolver programas de formação eficazes e impactantes. É aqui que entram as empresas de formação, cujo expertise é essencial para o sucesso de qualquer projeto de formação.

A Header™, uma entidade formadora certificada pela DGERT – Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, com o conhecimento e a experiência da sua equipa é capaz de projetar e implementar programas de formação personalizados que atendem às necessidades específicas de cada organização. Oferecemos aos nossos clientes soluções de formação e desenvolvimento nas mais diversas áreas, apostando em ferramentas colaborativas e metodologias inovadoras para obter soluções concretas para os diferentes desafios que nos apresentam.

A formação é o alicerce sobre o qual o sucesso futuro de uma organização pode ser construído, e não deve ser negligenciada. Conte com a Header™ para apoiar neste desafio de desenvolver as competências dos seus colaboradores.

.

»» Joana Santos é people business partner do Wellow Group, onde se integra a Header™, tendo responsabilidade sobre diversas marcas.