No mês de setembro o Santander traz dois novos programas de empreendedorismo para startups: o Santander X Launch, que pretende facultar as ferramentas necessárias para pessoas empreendedoras lançarem o seu negócio no mercado, e o Santander X Explorer, para as ajudar a transformar um projeto num negócio sustentável.
O Santander X Launch é um programa intensivo de empreendedorismo, desenvolvido em parceria com a Babson College, que permitirá aos participantes explorar as competências empresariais e os conhecimentos essenciais para avançar com o seu projeto e lançar-se no mercado. O curso é gratuito e on-line, realizando-se ao longo de 12 semanas, entre 4 de setembro e 24 de novembro. As candidaturas decorrem na plataforma Santander X até ao próximo domingo, dia 20 de agosto (ver aqui).
Ao longo da formação, serão abordados os princípios essenciais para a definição e implementação de um novo negócio. Estes princípios incluem: conceber e realizar testes de mercado; recolher e analisar dados relacionados com a conceptualização dos produtos, vendas e marketing; e construir uma narrativa de marcapara cativar clientes, recrutar sócios/ parceiros e angariar recursos. Estão contempladas ainda várias sessões de networking, uma excelente oportunidade para a partilha de conhecimentos e a construção de uma rede de contactos internacional.
Já o Santander X Explorer tem como propósito transformar uma ideia de negócio num projeto sustentável, dando o seu contributo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030. Com uma abordagem prática e baseada em dinâmicas de aprendizagem social, o Explorer é projetado para que os participantes se tornem parte ativa da mudança, através da criação de projetos economicamente sustentáveis em diferentes indústrias, sectores e tipos de organizações.
Este programa tem o mesmo período de duração, 12 semanas, decorrendo entre 25 de setembro e 17 de dezembro. Será realizado também no formato on-line e de forma gratuita.
Para se candidatarem, os participantes terão de apresentar uma ideia ou um protótipo de negócio em fase de pré-incubação, não podendo ter uma empresa legalmente constituída associada ao projeto apresentado.
As inscrições decorrem até ao dia 1 de setembro na mesma plataforma (ver aqui).