O El Corte Inglés, em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), está a realizar uma Certificação de Tutores que abrange 94 colaboradores.
Destinada aos colaboradores responsáveis pelas novas integrações da empresa, esta certificação tem como objetivos reconhecer a importância da tutoria e do tutor na organização, desenvolver estratégias para a promoção da relação de tutoria e identificar os princípios pedagógicos de atuação e a sua aplicação em contexto real.
O tutor é um elemento identificado da mesma equipa do novo colaborador, que assume o papel de facilitador do processo de integração, partilhando os valores da empresa, enquanto promove conhecimentos de carácter técnico tendentes a melhorar as habilidades e as competências fundamentais ao seu desenvolvimento pessoal e profissional.
A partilha de experiências de tutoria entre os participantes é um dos princípios da certificação de tutores, que junta colaboradores das várias áreas do El Corte Inglés. No final do processo, os tutores obtêm uma certificação formalizada, recebendo um certificado de competências pedagógicas de tutores e um diploma de curso.
A formação, que é realizada no edifício El Corte Inglés, tem a duração de 40 horas e é dividida em quatro módulos.
O primeiro ciclo de formação decorreu entre 28 de março e 28 de junho e contou com a participação de 64 tutores do El Corte Inglés de Lisboa. Entre estes estiveram colaboradores dos Serviços Centrais e da área de Retail. Em setembro e outubro, participarão mais 30 profissionais no segundo ciclo da certificação.
Esta formação vem enriquecer o Programa de Tutorias da empresa, que garante a todos os novos colaboradores o apoio de um tutor desde o seu primeiro dia de incorporação. Assim, toda a jornada é acompanhada com a dedicação e o trabalho próximo entre tutor e novo colaborador.