Jaime de la Rica (na foto) é o novo business executive officer (BEO) da Nespresso Portugal. Depois de um caminho de sucesso na marca, em vários mercados, o até então diretor regional de marketing para a Zona da Europa Ocidental sucede a Brigitte Felber, entretanto nomeada BEO da Nespresso Espanha.
De nacionalidade espanhola, Jaime de la Rica, 43 anos, chega a Portugal no ano em que a marca celebra 20 anos de presença no país. «É com enorme entusiasmo que abraço esta oportunidade de trabalhar no mercado português, estratégico para o grupo Nespresso, e um caso de sucesso há 20 anos. O meu objetivo é potenciar o conhecimento que tenho, quer do modelo de negócio, quer da marca, para encontrar novas oportunidades para fazer crescer a Nespresso, para inovar e para continuar a oferecer aos nossos clientes a melhor experiência de café em casa, no escritório ou em qualquer lugar», afirma o novo BEO.
Com a sua visão centrada no cliente e o profundo conhecimento da Nespresso, aliado à sua abordagem colaborativa e paixão pelas pessoas, Jaime de la Rica pretende continuar uma liderança de sucesso no mercado português, mantendo o foco em temas estratégicos, como a reciclagem e a sustentabilidade. «A sustentabilidade é um pilar basilar em toda a operação da Nespresso. Não só promovemos uma melhor produção de café nas origens, como continuamos focados em melhorar todos os processos, como a reciclagem. Queremos criar um negócio mais sustentável e, ao mesmo tempo, ajudar o consumidor a ter hábitos mais sustentáveis», sublinha.
Jaime de la Rica é licenciado em Administração de Empresas com especialização em Marketing e iniciou a sua carreira na Unilever Espanha em 2002. Em 2012, juntou-se à Nespresso, tendo assumido a função de marketing manager para o mercado espanhol, onde teve um contributo chave para fortalecer a marca e o negócio em Espanha. Em 2019, foi transferido para Nespresso na Suíça, como regional marketing manager da Zona Europa, tendo desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento de uma forte comunidade de marketing em toda a Europa e na definição e aperfeiçoamento da estratégia comercial geral dos mercados. Era, desde julho de 2022, diretor regional de marketing para a Zona da Europa Ocidental.
.
A Nestlé Nespresso
A Nestlé Nespresso SA é pioneira e a maior referência para café premium em cápsulas. A empresa trabalha com mais de 140.000 agricultores em 18 países através do seu programa AAA Sustainable Quality para incorporar práticas de sustentabilidade nas culturas e nas paisagens circundantes. Lançado em 2003, em colaboração com a Rainforest Alliance, o programa tem como objetivo melhorar o rendimento e a qualidade das colheitas, garantindo um fornecimento sustentável de café de alta qualidade, melhorando a subsistência dos agricultores e das suas comunidades.
Em 2022, a Nespresso conquistou a certificação B Corp, juntando-se a um movimento global de 6.500 empresas que movem o seu negócio com um propósito que cumpre os standards elevados B Corp de responsabilidade social, ambiental e de transparência.
Sediada em Lausanne, Suíça, a Nespresso está presente em 74 países e tem mais de 13.000 colaboradores. A marca tem uma rede global de retalho de quase 800 boutiques.