SEAT com mais de 60 medidas para a diversidade e a inclusão

A Comissão de Igualdade da SEAT assinou o novo plano de igualdade da empresa, que consolida a paridade, a diversidade e a inclusão como valores para as atividades diárias e princípios básicos para um crescimento responsável e competitivo. Entre outras medidas, este plano assegura locais de trabalho livres de assédio sexual, reduz os fatores que podem levar à segregação nos processos de seleção e promoção, melhora os cuidados às mulheres vítimas de violência sexista e incorpora novas medidas para melhorar o equilíbrio entre a vida profissional e a vida familiar.

«Graças às novas medidas ligadas ao equilíbrio trabalho/ vida pessoal, processos de contratação e promoção, igualdade salarial e prevenção e ação contra a violência sexista e o assédio sexual ou por razões de género, estamos numa posição melhor para garantir o nosso desenvolvimento como uma organização sustentável, inclusiva, diversa e robusta, pronta para liderar a indústria e continuar a ser uma referência», disse Laura Carnicero, vice-presidente executiva para a área de Pessoas e Organização da SEAT, assinalando ainda: «Quero agradecer o esforço, a vontade de dialogar e a contribuição de todos os que tornaram possível que este plano fosse uma iniciativa consensual e se tornasse realidade.»

O plano inclui mais de 60 medidas específicas que visam assegurar a igualdade de tratamento e a igualdade de oportunidades para todos. Inclui programas de formação em igualdade para os membros das comissões conjuntas incluídas no atual acordo coletivo da SEAT e a sua inclusão nos processos internos de formação de gestores e pessoas em posições de liderança. Pretende-se também rever a estratégia de employer branding numa perspetiva de género, tanto do programa de trainee como da Escola de Aprendizes para atrair mais talentos femininos.

O plano também atualiza o protocolo de violência sexista e revê o procedimento contra o assédio sexual e de género, alargando-o a outras diversidades, tais como o coletivo LGBTQIA+ e outros tipos de assédio não incluídos até à data.

Quanto ao equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, com o novo plano, a SEAT alargará a licença para cuidar de familiares de dois para três anos, um ano a mais do que a exigência legal. A empresa iniciará também um projeto-piloto nas suas fábricas de produção que permitirá o agrupamento do dia de trabalho anual, através da compensação de dias, especificamente durante o período do verão.

Em 2012, a SEAT foi pioneira com a assinatura do seu primeiro plano de igualdade com o objetivo de fazer da diversidade um património comum para toda a empresa. Atualmente, mais de 3.000 mulheres trabalham na SEAT, o que representa 20% da mão-de-obra, enquanto 26% dos cargos de gestão são ocupados por mulheres, o que constitui uma das percentagens mais elevadas na indústria automóvel. O novo plano de igualdade é o resultado de um intenso trabalho de análise, escuta e diálogo realizado durante meses por uma comissão de 26 pessoas (13 da Direção e 13 dos trabalhadores), onde estiveram representadas as diferentes sensibilidades e áreas de atividade da SEAT. Por conseguinte, o novo plano é uma iniciativa alinhada com a sociedade atual, os novos ambientes de trabalho e as prioridades estratégicas da empresa. Além disso, avança também o objetivo da SEAT de promover um ambiente de trabalho diversificado, seguro e equitativo.