CESAE Digital recebe mais de 50 executivos europeus no Porto

O CESAE Digital recebeu no dia 8 de fevereiro mais de 50 executivos de empresas nacionais e internacionais e representantes de entidades públicas, nas suas instalações no Porto, para discutir a importância da requalificação profissional e partilhar casos de sucesso, a nível europeu, do programa Reskilling 4 Employment (R4E), em Portugal materializado pelo programa PRO_MOV.
Este programa europeu de formação tem como objetivo a requalificação de um milhão de profissionais para o emprego, em Portugal 20 mil.

Com dois cursos, integrados neste programa, a decorrerem no Porto e em Lisboa desde o último trimestre do ano passado, o CESAE Digital é o responsável pela formação da área digital e irá começar em breve novos cursos inseridos no PRO_MOV R4E ainda durante este ano.

A visita começou com uma apresentação dos cursos que já decorrem, a partilha de experiências e aprendizagens que serão úteis para os próximos e uma explicação de todo o processo de seleção e de motivação dos formandos. De seguida, os empresários puderam conhecer e falar com a turma de software developer, do curso do Porto, e acabou com uma visita às instalações.

Os visitantes elogiaram a escolha dos formandos que integram uma turma tão heterogénea, tanto a nível de idades, níveis de escolaridade, áreas de formação ou nas antigas experiências profissionais, realçando que esta heterogeneidade se assume como uma vantagem num regime presencial em que o espírito de entreajuda impera.

Desde um pianista de jazz a informáticos, a um assistente administrativo, como alunos recém-formados do ensino secundário ou a especialistas em marketing digital, a turma é composta por adultos esperançosos e empenhados em melhorar e mudar a sua vida, entrando no mercado de trabalho com uma qualificação especializada numa área com tantas potencialidades.

Estiveram presentes nesta visita, o líder do programa em Portugal, João Günther Amaral, chief development officer (CDO) da Sonae, Luís Manuel Ribeiro, presidente do CESAE Digital e chefe de equipa de projeto Transição Digital do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, Júlia Tomaz, vice-presidente do IEFP, Pedro Ginjeira do Nascimento, secretário-geral da Associação Business Roundtable Portugal, bem como representantes de algumas das maiores empresas nacionais que estão também incluídas neste programa, como SAP, BPI, Fidelidade, Sonae, Millennium, Galp, CTT, Bosch e Manpower.

O PRO_MOV R4E é um programa de formação que tem como objetivo a requalificação de profissionais para o emprego. O programa acompanha o formando desde a candidatura até aos primeiros meses do novo emprego. Adicionalmente, ajuda na seleção da formação mais adequada, organiza visitas ao futuro local de trabalho, prepara os formandos para as entrevistas de emprego e monitoriza a integração profissional dos formandos. O PRO_MOV aloca também um mentor com experiência na área de formação do formando, de modo que este seja acompanhado ao longo do seu percurso e na adaptação ao novo emprego.

.

O CESAE Digital

O CESAE Digital é um centro dedicado a qualificação, certificação e aperfeiçoamento técnico dos profissionais e candidatos a profissões digitais, e à valorização da capacidade empresarial, nomeadamente no âmbito do desenvolvimento de competências digitais.  Tem presença em Aveiro, Marco de Canaveses, Leça da Palmeira, Porto, Vila do Conde, Viseu e São João da Madeira.
Com mais de 30 anos de experiência no mercado, assenta a sua atividade nas seguintes áreas de intervenção:  Formação em Competências Digitais para ativos empregados e desempregados, Formação Empresa e Formação-Ação, Empreendedorismo e Inovação e também o Reconhecimento e Certificação de Competências através do seu Centro Qualifica, bem como a Língua Portuguesa, Língua de Acolhimento para imigrantes a trabalhar em Portugal.

É parceiro certificado de marcas como Autodesk, Kryterion, Cisco, Scantron, CMI – Contact Management Intelligence, Pearson VUE, ConstruSOFT, Sage e Microsoft, assim como da Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), a entidade competente para qualidade da formação em Portugal.