A Swiss Post – serviço postal nacional suíço – acaba de anunciar a instalação do seu novo Information Tecnology (IT) Campus em Lisboa. Este centro tem por principal missão proporcionar serviços de IT fundamentais para impulsionar a digitalização das soluções para clientes da Swiss Post, nomeadamente em operações logísticas e de segurança da informação. Esta subsidiária vai criar 50 postos de trabalho de IT especializados nas áreas de digital business analysis, software development, data analytics e cybersecurity até ao final de 2023, sendo expectável que o número de colaboradores atinja os 150 nos próximos anos.
As informação sobre as vagas disponíveis podem ser consultadas aqui.
De assinalar que no âmbito da sua estratégia de digitalização e transformação digital, a Swiss Post aposta cada vez mais em especialistas de IT para alavancar as suas diferentes áreas de negócio. O cenário atual de escassez deste tipo de profissionais na Suíça levou a que a Swiss Post – para dar resposta às necessidades crescentes neste campo – decidisse estabelecer o seu próprio IT Campus na Europa. Portugal foi o país selecionado para acolher este projeto, que será a primeira subsidiária direta da Swiss Post na área de IT a nível mundial. Das várias localizações avaliadas, Lisboa foi a que preencheu os requisitos necessários para a operação da Swiss Post. Os profissionais de IT em Portugal têm provas dadas ao nível da qualidade do trabalho e formação, e Lisboa tem feito uma forte aposta na captação de investimento tecnológico, o que se revelou um fator decisivo para a escolha final. Por outro lado, fatores interculturais e geográficos também tiveram grande impacto na escolha da capital portuguesa.
O campus de Lisboa entra em funcionamento já neste mês de fevereiro e irá receber 50 colaboradores até ao final de 2023 e cerca de 150 nos próximos anos, como referido. Os especialistas de IT que a Swiss Post procura devem possuir uma forte componente tecnológica e são maioritariamente das áreas referidas acima. O campus de Lisboa irá funcionar em estreita colaboração com a sede do Swiss Post IT, localizada em Berna.
Importa referir que esta é a abertura de um novo centro e não uma deslocalização de serviços e que, por isso, não afetará de nenhuma forma os colaboradores da empresa na Suíça. O objetivo é recrutar em Portugal os especialistas de IT que não existem em número suficiente na Suiça. O Swiss Post IT é o terceiro maior departamento de IT da Suíça, com cerca de 1.300 colaboradores internos e 400 especialistas externos, distribuídos por várias instalações em diferentes cidades suíças e que são responsáveis por impulsionar a digitalização da Swiss Post. Este departamento gere mais de 400 projetos de software por ano, executa mais de 1.000 aplicações e possui cerca de 5.000 bancos de dados – e a tendência é para um aumento destes números no futuro.
.
Localização privilegiada no centro de Lisboa
A Swiss Post irá instalar o novo campus numa localização privilegiada no coração de Lisboa, com excelentes acessibilidades para os colaboradores e numa zona de forte implementação de negócios: Rua Castilho, 2. Ocupando um espaço de 900 metros quadrados divididos por dois andares, o escritório está inserido num edifício histórico recuperado e disponibiliza áreas de trabalho amplas e luminosas. Possui um terraço privativo para os colaboradores e um acesso exclusivo e foi concebido para ser atrativo para talentos de IT, fomentando um espírito colaborativo entre as equipas com várias zonas lounge nos dois pisos. O escritório na Rua Castilho estará pronto em maio de 2023 e até lá as equipas estarão a operar a partir de um espaço de co-working.
Nuno Pedro, chief executive officer (CEO) do Swiss Post IT Campus Portugal, refere: «O Swiss Post IT Campus em Lisboa permite à Swiss Post ter acesso ao mercado de talento internacional e assegura as funções de IT necessárias para continuar a oferecer um serviço de nível mundial a todos os seus clientes particulares e empresariais.»
.
A empresa
A Swiss Post é uma empresa que opera nos mercados da comunicação, logística, retalho financeiro e transporte de passageiros. Fundada em 1849, na Suíça, tem como missão movimentar mercadorias, informações, ativos e pessoas. Ao longo dos seus 174 anos de existência, evoluiu numa jornada de transformação para se tornar numa empresa que atualmente opera nos mercados da comunicação, logística, retalho financeiro e transporte de passageiros. Com um posicionamento que se baseia em disponibilizar um serviço postal seguro e de confiança, a Swiss Post assume o compromisso de acompanhar as necessidades quotidianas dos seus clientes, sejam elas físicas ou digitais. A sua estratégia assenta nos seus pontos fortes e competências essenciais – transportar mercadorias, informações e pessoas de forma totalmente confiável. Emprega atualmente cerca de 47.000 colaboradores na Suíça e em 2022 foi eleita «melhor serviço postal do mundo» pela Universal Postal Union pela sexta vez consecutiva.