Decathlon aumenta salário bruto mensal mínimo para 1.040 euros

A Decathlon tomou a decisão de aumentar o salário base mínimo de todos os colaboradores efetivos com período experimental validado para 900 euros. Qualquer colaborador em full time terá um salário bruto mensal mínimo, salário base e subsídio de refeição, de 1.040 euros, a que se poderão somar os prémios mensais de performance (0% a 20% do salário base), fazendo com que o valor mensal mínimo atinja os 1.220 euros. A este valor ainda será possível acrescentar diuturnidades e duodécimos de subsídios de férias e Natal.

Em conjunto com esta medida, a Decathlon Portugal irá também rever os valores de entrada para funções de liderança intermédia em aproximadamente 9%. José Fonseca, o diretor geral, refere: «Acreditamos que este conjunto de decisões estão totalmente alinhadas com os valores humanos da Decathlon e ajudam a comprovar a importância central que atribuímos aos nossos colaboradores e ao seu bem-estar.»

Por sua vez, João Manuel Rodrigues, o diretor de recursos humanos, assinala: «O talento das nossas equipas é o capital mais valioso que temos, é nossa responsabilidade protegê-lo, desenvolvê-lo e criar condições para que se manifeste na sua plenitude.»

Ao longo de 2022, sensível ao contexto socioeconómico vivido, a Decathlon Portugal tomou uma série de decisões para ajudar a melhorar o rendimento e a liquidez dos colaboradores. Destas, algumas de cariz excecional com vista a dar resposta à situação socioeconómica que se viveu ao longo do ano como o aumento de 14% do subsídio de refeição diário, o aumento generalizado de 3% a todos os colaboradores efetivos com período experimental validado e salário base igual ou inferior a 2.000 euros, a possibilidade de receber metade do prémio anual de partilha de resultados em retribuição imediata (cerca de 5% da remuneração bruta anual de cada colaborador) e ainda a possibilidade de resgate não condicionado de até 5.000 euros de ações Decathlon detidas pelo colaborador.

Este ano, a Decathlon Portugal já distribuiu aos seus colaboradores um prémio de dois salários extra, o valor mais alto de sempre, num total de 1,9 milhões de euros, o que representa 10% do rendimento anual de cada colaborador.

Além disto, todos os colaboradores efetivos dispõem ainda de um conjunto de benefícios como seguro de saúde, seguro de vida, serviço de bem-estar psicológico, modelo de trabalho híbrido para as funções que o permitem, majoração de férias, partilha anual de resultados, possibilidade de ser acionista da empresa, kit parentalidade, entre outros benefícios.  

A Decathlon chegou a Portugal com a equipa de produção em 1993. A primeira loja, na Amadora, foi inaugurada em 2000. Atualmente, tem no país 38 lojas, um centro de produção, um centro logístico de aprovisionamento e um site de venda on-line. Com mais de 2.000 colaboradores apaixonados por desporto e que trabalham todos os dias para dar resposta às necessidades dos desportistas, a insígnia é responsável por cerca de 8.000 empregos diretos e indiretos em Portugal. Mais de 10 milhões de artigos de desporto são produzidos em território português.

Com mais de 1.600 lojas espalhadas por 60 países, a Decathlon oferece todo o equipamento para cerca de 120 práticas desportivas, com a promessa de entrega de produtos inovadores e de excelente qualidade, a preços baixos todo o ano.