Segunda edição do Programa de Bolsas Huawei

Como parte do já reconhecido compromisso com o sector da educação, a Huawei Portugal anunciou uma segunda edição do seu programa de bolsas de estudo para estudantes universitários portugueses, de novo em parceria com o .PT.

A empresa decidiu assim a continuidade do programa criado em 2021, no âmbito do qual já apoiou 50 estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento com um valor total de 250.000 euros. Com este anúncio, a Huawei Portugal compromete-se a apoiar mais 50 alunos, elevando para 500.000 euros o valor investido em apoios financeiros diretos a estudantes portugueses.

À semelhança do ano passado, o programa está direcionado para estudantes de engenharia, tecnologia e áreas relacionadas, sendo que a empresa pretende este ano alargar o âmbito a estudantes da área das energias renováveis, em linha com o desenvolvimento desta área de negócio em Portugal.

Na primeira edição (2021/2022) o programa de bolsas da Huawei Portugal contou com cerca de 3.000 candidaturas, provenientes de todo o país. A shortlist de candidatos foi posteriormente avaliada por um júri independente, composto por personalidades de reconhecido mérito, onde estiveram nomes como Elvira Fortunato (professora e investigadora), Rosa Monteiro (secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade do XXII Governo Constitucional), Luísa Ribeiro Lopes (presidente do Conselho Directivo do .PT e coordenadora-geral do INCoDe.2030), Sandra Ribeiro (presidente da CIG, Comissão para a Cidadania e Igualdade), Pedro Mota Soares (secretário geral da APRITEL), Rogério Carapuça (presidente da APDC), Vanda de Jesus (directora executiva do Portugal Digital), Pedro Santa Clara (professor e fundador da Escola 42 Lisboa e 42 Porto), Andreia Collard (diretora regional de Informática do Governo Regional da Madeira). Em breve serão anunciados os membros que integram o júri independente que decidirá quem serão os bolseiros do programa deste ano.

.

50% das bolsas atribuídas a mulheres

A segunda edição do programa de bolsas universitárias da Huawei é desenvolvida em parceria com o .PT e conta com o apoio do INCoDe.2030, Portugal Digital e da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, uma vez que mantém o princípio de discriminação positiva, atribuindo metade das bolsas a mulheres.

O programa destina-se a jovens até aos 30 anos, ou até aos 35 anos no caso de alunos de doutoramento, que frequentam o ensino superior e, simultaneamente, apresentem um percurso académico e pessoal de excelência, tendo como objetivo distinguir o seu mérito e proporcionar-lhes as condições para o seu melhor desempenho.

Ao longo dos últimos anos, a Huawei Portugal tem vindo a aprofundar uma forte ligação aos temas da educação. Este programa junta-se a outros investimentos na área, como o SmartBus, roadshow de literacia digital que percorreu escolas de norte a sul de Portugal entre outubro e novembro; Seeds for the Future, programa que todos os anos forma dezenas de estudantes de engenharia nas mais recentes tecnologias; a ICT Academy, no âmbito da qual a empresa assinou protocolos de colaboração com diversas universidades; a Summer School for Female Leadership in Digital Age, projeto desenvolvido em Lisboa e exportado a nível europeu pela Huawei; ou o Summer Camp 4 Her, inaugurado este ano em Cascais, entre outros.

Os estudantes interessados em integrar o Programa de Bolsas da Huawei podem candidatar-se até ao dia 29 de janeiro, no site oficial da iniciativa, onde estão todas as informações, aqui.

.

Huawei

A operar em Portugal desde 2004, a Huawei é uma empresa privada, com posição de destaque global em soluções de tecnologias de informação e comunicação. A sua missão é levar a digitalização a cada pessoa, lugar e organização, contribuindo para um mundo totalmente conectado e inteligente.  Fundada em 1987, a Huawei conta atualmente com cerca de 195.000 colaboradores e opera em mais de 170 países e regiões, servindo mais de três mil milhões de pessoas em todo o mundo. Na Huawei, a inovação é centrada nas necessidades do cliente. A empresa investe continuamente em investigação e desenvolvimento, focando-se nos avanços tecnológicos que impulsionam o mundo para o futuro.