Fundação Eurofirms assinala o «Dia Internacional da Pessoa com Deficiência»

A Fundação Eurofirms, cujo trabalho é centrado na inclusão laboral de pessoas com deficiência, anunciou o lançamento de uma nova campanha de sensibilização, denominada «Olá! Estou aqui!» No âmbito da celebração, já amanhã, dia 3 de dezembro, do «Dia Internacional da Pessoa com Deficiência». Só em Portugal, alerta a fundação, são cerca de 1,7 milhões de pessoas com uma deficiência.

A campanha visa sensibilizar para a inclusão e a não discriminação por qualquer motivo: sexo, idade, orientação sexual, ideologia política ou religiosa, etnia ou deficiência. A aposta na inclusão laboral de pessoas com deficiência exige hoje, alerta a fundação, por parte de toda a sociedade, um trabalho profundo na transformação pela eliminação de estigmas e tabus. A campanha assenta em três pilares:

– Construir o futuro: pensar e aceitar que pessoas com deficiência física podem com igual ou superior sucesso conceber e executar projetos nas distintas áreas.

– Liderar equipas:  a liderança por valores, mantendo as equipas interessadas, informadas, envolvidas e inspiradas; se se olhar para além da deficiência e se estiver disposto a oferecer uma oportunidade, descobre-se talento em todas as pessoas que nos rodeiam.

– Desmistificar mitos: uma deficiência não limita, não impede de mostrar talento e desfrutar dos detalhes de uma profissão.

Lucília Queirós, um dos rostos da Fundação Eurofirms em Portugal, refere: «Entender que a sociedade é diversa e que é justamente aí que reside a sua riqueza e beleza aproxima-nos do mundo que queremos construir e lança as bases para o cumprimento da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, no que diz respeito aos objetivos que se relacionam com esta causa.»

A Fundação Eurofirms trabalha para gerar um impacto direto na sociedade através das empresas. Aprofundando no conceito de inclusão, acompanha empresas, as suas lideranças e toda a estrutura para a geração de oportunidades para pessoas com deficiência e a criação de ambientes inclusivos onde as limitações deixem de existir e as capacidades e a melhor versão possam florescer de cada trabalhador.

A campanha pode ser vista aqui.