Antestreia em Lisboa
Biografia imersiva de Frida Kahlo

«Frida Kahlo, a Biografia Imersiva» celebra de forma inédita a vida de Frida Kahlo. Abriu ao público ontem, dia 27 de outubro, numa iniciativa que contou, entre outros, com a participação Ursula Regina Alvarado, encarregada de negócios da Embaixada do México em Portugal. Os convidados tiveram a oportunidade de conhecer a exposição imersiva e de percorrer os momentos que mais marcaram a vida e a obra de Frida Kahlo, numa combinação única de ambientes físicos e digitais.

Texto: Redação «human»

.

A exposição «Frida Kahlo, a Biografia Imersiva», uma experiência multissensorial inédita, foi ontem apresentada em antestreia em Lisboa, num evento que reuniu diversas personalidades para celebrar o percurso existencial de uma das mais emblemáticas mulheres e artistas de todos os tempos.

Edoardo Canessa, produtor executivo da Immersivus, assinalou: «Esta exposição é muito mais do que uma mostra biográfica, é um mergulho na forma como Frida Kahlo viveu e viu o mundo. Mais do que observar, é possível experienciar, com todos os sentidos, o percurso, as vivências e a cultura daquela que foi uma mulher à frente do seu tempo, e cuja influência e cujo exemplo transcendem gerações.»

«Frida Kahlo, a Briografia Imersiva», resultante da parceria entre a Immersivus, o ateliê OCUBO, a Frida Kahlo Corporation, a galeria Ideal Barcelona, o estúdio criativo Layers of Reality e a Fever, abriu ao público no Reservatório da Mãe D’Água das Amoreiras. A iniciativa combina, de forma única, ambientes físicos e digitais, com recurso a elementos como um espetáculo multimédia 360 graus, animações holográficas, experiências de realidade virtual e video mapping

A experiência divide-se em dois momentos: um percurso por diversas instalações artísticas, com fotografias históricas e filmes originais, onde é possível vivenciar a realidade virtual e criar um modelo personalizado de Frida Kahlo, e uma impressionante imersão 360 graus nos episódios e nas imagens mais marcantes do seu percurso.

A homenagem a Frida Kahlo estende-se além da exposição, através de uma Feira Mexicana instalada nos jardins do Reservatório da Mãe D’Água, a decorrer até 2 de novembro. Esta iniciativa celebra a cultura do México, que tanto influenciou a obra da artista, e o Dia de Los Muertos, com pinturas faciais, atuações de mariachis e trajes tradicionais, entre outros.

«Frida Kahlo, a Biografia Imersiva» pode ser visitada entre as 17H00 e as 20H00, de terça-feira a quinta-feira, e entre as 17H00 e as 20H30, de sexta-feira a domingo. Os bilhetes custam a partir de 10 euros e podem ser adquiridos aqui.

De assinalar que a Immersivus Gallery é um projeto do multipremiado ateliê criativo OCUBO. Primeira galeria de experiências artísticas imersivas em Portugal e um ponto de referência artístico nacional, no seu espaço são desenvolvidas diversas experiências imersivas, com diferentes temas e artistas, nacionais e internacionais, que através da união de tecnologia e arte dão aos visitantes a oportunidade de experienciar a cultura de uma forma inovadora. Após o sucesso da Immersivus Gallery no Porto, surgiu a vontade de criar um espaço dedicado a experiências imersivas em Lisboa, com o objetivo de diversificar a oferta cultural da capital. Nasceu assim a Immersivus Gallery Lisboa no Reservatório da Mãe D’Água das Amoreiras. Os espetáculos Immersivus estão agora disponíveis aqui, numa plataforma que reúne os mais inovadores espetáculos culturais a nível nacional.