Doutor Finanças lança livro «Ganhar, Poupar, Investir»

O Doutor Finanças, empresa especializada em finanças pessoais e familiares, lançou o seu mais recente livro – «Ganhar, Poupar, Investir» –, num momento em que se assinala, em simultâneo, o Mês da Poupança e o 8º aniversário da empresa (31 de outubro).

Da autoria de Sara Antunes, diretora de comunicação e conteúdos do Doutor Finanças, o livro, que já se encontra em pré-venda, chega às bancas no dia 3 de novembro,surgindonum momento de incerteza e de muitas dúvidas para os portugueses, uma vez que assistimos à subida dos preços da generalidade dos bens de consumo e serviços e ao aumento das taxas de juro. O livro vai ser apresentado no dia 14 de novembro, às 18H30, na Fnac do Colombo, em Lisboa.

«Numa altura em que Portugal continua na cauda da Europa no que à literacia financeira diz respeito, é cada vez mais premente apostar no pilar do conhecimento. Na nossa opinião, a melhor forma de ajudarmos as pessoas é partilhando informação real e fundamentada, bem como ferramentas que lhes permitam perceber todas as soluções que têm à sua disposição, e todas as possíveis consequências das suas decisões. Saber que quando tomamos uma determinada decisão haverá uma determinada consequência, boa ou má, é fundamental para a nossa liberdade. E a nossa liberdade começa quando percebemos como está a saúde das nossas finanças», sublinha Sara Antunes.

Para a responsável, o livro é também o resultado do contributo de cada um dos «doutores» que todos os dias procuram e partilham soluções e estratégias para ajudar clientes, parceiros e leitores. Este é mais um veículo, além do portal do Doutor Finanças, que inclui diversos artigos, ferramentas e simuladores úteis, para ajudar as pessoas a tomar melhores decisões financeiras. O objetivo do livro é, assim, demonstrar que ao nível da gestão das finanças pessoais e familiares existe muito que pode ser feito, podendo representar naturalmente uma poupança significativa a curto, médio e longo prazo.

Em «Ganhar, Poupar, Investir» são abordados temas como: rendimentos, respetivos impostos e formas de poupança; formas de obter rendimento extra; IRS e como maximizar o reembolso; a relação com o banco; a importância da poupança doméstica, de criar fundo de emergência, de rentabilizar poupança e investir; como comprar ou arrendar casa; seguros; como escolher o melhor crédito; e a questão das crianças e do dinheiro, uma vez que os nossos hábitos financeiros, começam indiscutivelmente na infância. Aliás, neste domínio, da literacia financeira infantil, o Doutor Finanças tem dado cartas, através do livro «Doutor Finanças e a Bata Mágica» e, mais recentemente, da adaptação do livro para peça de teatro, que foi levada a cena pelo Teatro Independente de Oeiras.

Sara Antunes é licenciada em jornalismo e trabalhou no Jornal de Negócios 15 anos, onde desempenhou funções de editora de conteúdos on-line. Em 2020, integrou a equipa de Comunicação e Marketing do Doutor Finanças, onde atualmente assume a Direção de Comunicação e Conteúdos. Dois anos depois de chegar à empresa, chega também o momento de partilhar conselhos, estratégias, dicas e formas de efetivamente conseguirmos gerir o nosso dinheiro para alcançarmos a tão desejada folga financeira consistente, que todos ambicionamos.