Sofia Vaz Pires assume Direção Executiva de Marketing e Operações da Microsoft Portugal

A Microsoft Portugal anunciou a contratação de Sofia Vaz Pires (na foto) como diretora executiva de marketing e operações. A profissional conta com uma vasta experiência em cargos de liderança locais, regionais e globais, em áreas como Vendas, Parcerias, Marketing, Estratégia, Operações e Direção Geral, em empresas de referência no sector de tecnologia e telecomunicações.

Com mais de duas décadas de experiência profissional, Sofia Vaz Pires será responsável pela gestão da implementação da estratégia comercial da Microsoft e pelos seus produtos e serviços no mercado português, junto dos diferentes públicos

No último ano, Sofia Vaz Pires foi presidente executiva da Ericsson Portugal. Anteriormente, acumulou diferentes cargos de liderança em várias empresas, funções e geografias, nomeadamente em Espanha, no Reino Unido e na América Latina. Ao longo de quase uma década de experiência profissional no estrangeiro, integrou a sede mundial do grupo BT (anteriormente British Telecom), onde chegou a assumir o cargo de chefe de operações (COO, chief operations officer) para a região da América Latina. Anos mais tarde viria a ocupar o cargo de vice-presidente para a região Europa e Médio Oriente. Em 2017, fez carreira na multinacional japonesa Ricoh, como vice-presidente mundial das áreas de Novos Negócios e Vendas. Regressada a Portugal, em 2020, ocupou uma posição de direção na NOS SGPS antes de regressar à empresa na qual iniciara o seu percurso profissional.

Sofia Vaz Pires assume com entusiasmo o novo desafio profissional em território nacional, passando assim a integrar a equipa executiva da subsidiária portuguesa da tecnológica de Seattle. E assinala: «O momento de acentuada aceleração tecnológica que vivemos é uma oportunidade única para o desenvolvimento do negócio e do ecossistema no seu todo. A tecnologia está hoje no centro de tudo o que fazemos, e é com propósito e sentido de missão que assumo esta função.»