Estratégias para os candidatos prepararem uma entrevista de emprego

O ManpowerGroup divulgou um documento em que dá a conhecer cinco passos para os candidatos se prepararem para as entrevistas de emprego, de forma a terem uma melhor prestação. No documento pode ler-se a certa altura: «O processo de recrutamento é composto por diferentes fases, desde a análise do currículo até ao on-boarding, e a entrevista de emprego pode ser percecionada como uma das etapas que mais provoca nervosismo no candidato. Isto porque permite à empresa analisar ao detalhe o perfil do profissional, que, por seu lado, terá de responder a perguntas diversas, mas que lhe permitirão mostrar que está apto e preparado para exercer a função à qual se candidata./ Para evitar que este seja um momento de tensão, os candidatos devem preparar-se o melhor possível para a entrevista, familiarizando-se com a empresa, os seus objetivos estratégicos, os membros da empresa com quem se vão encontrar e os seus próprios pontos fortes e fracos.»

Os cinco passos destacados pelo ManpowerGroup são os seguintes:

1. Investigar a empresa e os entrevistadores – Antes da primeira entrevista, o profissional deve fazer uma análise cuidada da empresa à qual se está a candidatar, percebendo os seus valores, a missão, a estrutura, bem como em que se traduz a sua atividade e qual o seu impacto na sociedade. Poderá fazê-lo, através da consulta da página da empresa e das suas redes sociais, mas também conversando com quem já lá trabalha. Assim, conseguirá ligar-se de forma mais eficaz à organização e direcionar o seu discurso, no decorrer da entrevista, para os pontos que têm em comum com a empresa. Por outro lado, deve também explorar mais ao detalhe o perfil de quem o irá entrevistar, percebendo qual a sua posição e percurso na empresa, principais funções, bem como a anterior experiência de trabalho e académica. Para isto, além do site da organização, poderá também explorar a página de LinkedIn do entrevistador.

2. Preparar as respostas para perguntas comuns – Apesar do candidato não conhecer as questões que lhe serão colocadas no momento de entrevista, é possível antecipar algumas que são mais comuns neste processo, assim como preparar algumas histórias que reflitam as suas competências. Questões como quais os pontos fortes e fracos, o que sabe sobre a organização, porque o devem contratar, como ultrapassou o maior desafio da sua carreira, como resolve problemas ou trabalha em equipa são alguns exemplos cujas respostas podem ser preparadas. Desta forma, conseguirá transmitir os pontos mais importantes e relevantes do seu perfil. Para ter ideia das questões que podem surgir, o profissional deve falar com outros colegas que tenham passado por este processo recentemente, bem como pensar em entrevistas que já tenha feito anteriormente, para ter como base.

3. Definir questões a fazer ao entrevistador – Uma entrevista de emprego não deve ser um momento unilateral de pergunta-resposta. É importante que o candidato também esclareça dúvidas junto do seu entrevistador, para conhecer mais sobre a empresa, a cultura organizacional, o cargo a que se candidata, ao mesmo tempo que demonstra interesse pela vaga. Este momento acontece habitualmente no final da entrevista, quando o recrutador pergunta: «Tem alguma pergunta que me queira fazer?» É normal que, ao longo da entrevista vá reunindo algumas questões, de acordo com aquilo que for ouvindo, mas não descarte um planeamento prévio, no qual inclua perguntas específicas sobre a função e a empresa. O candidato também deve ter atenção ao que o entrevistador diz em contexto de entrevista, já que inquirir sobre algo que já foi destacado previamente não é aconselhável.

4. Melhorar a apresentação – Em contexto de entrevista, não é apenas o que é dito que é tido em conta. A forma como é dito tem também grande relevância para o entrevistador. É necessário que o candidato preste atenção e pense previamente sobre a sua postura corporal, que deve demonstrar confiança e profissionalismo, principalmente em contexto presencial. Além disso, deve refletir sobre a roupa com que se vai apresentar, praticar o seu contacto visual, a forma como dá o seu aperto de mão e até como ouve outra pessoa e presta atenção ao que lhe está a ser dito. No caso de uma entrevista on-line, deve-se testar o som e posicionar a câmara no melhor ângulo, avaliando a luminosidade e o fundo que irá aparecer na imagem.

5. Fazer uma simulação da entrevista – Mesmo que pense antecipadamente sobre a forma como pode responder a cada pergunta, é importante que o candidato faça uma simulação da entrevista, pedindo a algum familiar ou amigo que se coloque na posição de entrevistador e lhe faça algumas perguntas esperadas. Esta estratégia permitirá perceber se as informações estão a ser bem transmitidas e como poderão ser percecionadas pelo empregador, podendo ajustar o discurso caso não esteja a ter o impacto que procura. Além destes passos, o candidato deve fazer um esforço para estar o mais preparado possível para todo o processo de recrutamento, desde o momento em que submete a sua candidatura até ao que recebe a proposta do empregador, de forma a ser bem-sucedido.

O ManpowerGroup é uma marca de destaque em soluções globais de talento. Contribui para a transformação das organizações, num mundo do trabalho em constante mudança, através da atração, avaliação, desenvolvimento e retenção do talento que lhes permite atingir o sucesso. Desenvolve soluções para centenas de milhar de clientes a nível mundial, disponibilizando o talento que necessitam, ao mesmo tempo que conecta milhões de pessoas a um emprego sustentável em organizações de todos os sectores de atividade e de todas as dimensões. A sua família de marcas especialistas – Manpower, Experis e Talent Solutions – procura criar valor acrescentado para candidatos e clientes nos mais de 75 países e territórios em que está presente há mais de 70 anos. Em Portugal, iniciou a atividade em Portugal em 1962, através de um franchising. Em 2008, o ManpowerGroup adquiriu o franchising, tendo iniciado a reorganização da empresa e da marca, o que tem vindo a transformar a sua presença no nosso país.