Nestlé destaca-se no novo modelo de requalificação profissional em Portugal

A Nestlé reforçou a sua aposta em projetos da área de recursos humanos ao liderar o projeto-piloto do programa PRO_MOV by Reskilling 4 Employment, que pretende implementar uma nova cultura de requalificação profissional em Portugal. Em janeiro de 2022, a empresa foi o ponto de partida deste projeto europeu através de uma ação de formação dirigida a técnicos de manutenção eletromecânicos, no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) do Porto.

Ao longo de seis meses, os alunos embarcaram numa formação de cariz intensivo, com o mais alto nível de retenção na aprendizagem, preparando-se para o próximo passo do plano: a formação prática em contexto real de trabalho, durante três meses e com data de início a 19 de setembro. É esta componente prática e o facto de ser remunerado, bem como o acompanhamento e apoio permanente de um profissional experiente na área, que torna esta metodologia diferenciadora e decisiva para a aceleração da requalificação dos formandos.

De assinalar que a Nestlé anunciar um segundo curso para técnicos de manutenção eletromecânicos, durante o próximo ano. As candidaturas estarão abertas a partir de novembro, com o processo de entrevistas a decorrer ao longo do mês de dezembro, dando assim a oportunidade aos interessados em ingressar num plano de requalificação inovador, com um elevado nível de envolvimento da empresa e acompanhamento.

Maria do Rosário Vilhena, head of human resources para a Península Ibérica da Nestlé, referiu: «O investimento na formação contínua dos nossos colaboradores, bem como no recrutamento e na apresentação de novas oportunidades faz parte integrante da cultura e dos valores da Nestlé. Vemos como obrigação do sector privado preparar a força de trabalho para um mercado em constante evolução, e são projetos como o programa PRO_MOV que materializam este compromisso. Trata-se de uma colaboração entre empresas privadas e o setor público à escala europeia, e a Nestlé orgulha-se de ser uma das entidades líder deste programa, oferecendo aos formandos novas ferramentas através de um acompanhamento premium e, assim, a possibilidade de construírem um futuro de sucesso.»

Recorde-se que o compromisso da Nestlé para ajudar a combater o desemprego resultou em projetos como a Aliança para a Juventude, de apoio à empregabilidade jovem na Europa, no Médio Oriente e no Norte de África, bem como o programa nacional Ensino Dual em parceria com a Escola Profissional de Aveiro (EPA) e no qual a Nestlé recebeu alunos desta instituição de ensino, nas suas fábricas e nos seus centros de distribuição, para um curso de três anos com equivalência ao décimo segundo ano de escolaridade.

.

O programa PRO_MOV

O PRO_MOV by Reskilling 4 Employment é um programa que se insere na iniciativa europeia Reskilling 4 Employment (R4E) e tem como objetivo combater o desemprego e promover a requalificação de um milhão de profissionais ao nível europeu, até 2025, cuja qualificação e/ ou experiência seja desajustada face a necessidades atuais e emergentes de um mercado de trabalho em profunda alteração. Em Portugal, esta iniciativa teve início em dezembro de 2021, através da criação do projeto-piloto, impulsionado pela Nestlé, pela SAP e pela Sonae, em colaboração com a EDP, a Delta Cafés e a Sogrape, ao lado do sector público, nomeadamente o IEFP, e em estreita cooperação com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. O objetivo é lançar 30 cursos e abrir 600 turmas, em diversas áreas de atividade e regiões do país, requalificando 20 mil portugueses até 2025. Em julho deste ano, a Associação Business Roundtable Portugal (BRP) associou-se ao PRO_MOV, contando assim com o envolvimento de mais 17 empresas associadas (Altice, BA Glass, BPI, CIN, CTT, Delta, EDP, Fidelidade, Galp, Hovione, José de Mello, Millennium BCP, Salvador Caetano, Semapa, Sogrape, Sovena e Sugal) e seis empresas externas (Aveleda, Bosch, Esporão, ManpowerGroup, Symington, The Fladgate Partnership), contribuindo assim para acelerar o desenvolvimento e execução do programa.

.

A Nestlé

A Nestlé é a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo e está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. Tem presença em 186 países em todo o mundo e os seus cerca de 276 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito de desenvolver o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as gerações futuras. A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2.000 marcas variam de ícones globais como Nescafé ou Nespresso, até marcas de fabrico local amplamente reconhecidas como Cerelac, Nestum e Sical, entre muitas outras. A performance da empresa é orientada pela sua estratégia de nutrição, saúde e bem-estar e alicerçada em fortes compromissos com a sustentabilidade ambiental de todas as suas operações, cujo objetivo máximo é atingir a neutralidade carbónica em 2050. Para cumprir este roadmap, a Nestlé está focada em fazer avançar sistemas alimentares regenerativos em escala, envolvendo toda a sua cadeia de valor.

Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 2.347 colaboradores, tendo gerado em 2021 um volume de negócios de 625 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo continente e pelas ilhas.