Nova SBE abre as portas do campus de Carcavelos a 1.700 novos alunos de mestrado na Discovery Week

Os novos alunos dos mestrados de Análise de Negócio, Desenvolvimento Internacional & Políticas Públicas, Economia, Empreendedorismo de Impacto & Inovação, Finanças e Gestão chegam à Nova SBE hoje, dia 29 de agosto, no âmbito da semana de receção promovido pela Nova SBE: a Discovery Week.

A iniciativa, que acolhe este ano cerca de 1.700 novos alunos, irá decorrer até 2 de setembro, sendo que os primeiros três dias serão para os alunos explorarem a escola, a comunidade e o seu propósito e os últimos dois, 1 e 2 de setembro, para participarão nas Conferências do Estoril.

A inclusão na Discovery Week das Conferências do Estoril, evento que reunirá mais de 1.000 participantes, pretende integrar os alunos na nova visão de responsabilidade da Nova SBE para as business schools: formação para uma gestão humanista e interdisciplinar onde os gestores compreendem as forças sociopolíticas que afetam as suas comunidades, as incluem na estratégia das suas organizações e assumem a responsabilidade de assegurar um sistema que contribua para o bem-estar.

A criação efetiva de impacto positivo no mundo através do desenvolvimento das competências dos líderes do futuro é um dos eixos centrais das Conferências do Estoril, construindo sobre o trabalho feito na última década pela Câmara de Cascais. Nesta edição, as Conferências do Estoril procuram inspirar a chamada Geração do Propósito, promovendo um diálogo aberto e disruptivo sobre os principais desafios da atualidade à volta do planeta, das pessoas e da paz.

Nos últimos quatro anos a Nova SBE atingiu um lugar de relevo no panorama do ensino superior europeu, sendo uma das mais prestigiadas business schools do velho continente. Com um número crescente de alunos internacionais e um reconhecimento exponencial, não só ao nível do talento mas também da investigação, a escola afirma-se vocacionada para o impacto na sociedade e para refletir sobre o futuro da mesma.

Defendendo que as universidades no geral, e as business schools em particular, têm de assumir a liderança no caminho para um mundo diferente – mais sustentável, menos polarizado e com mais equidade –, a Nova SBE assume a responsabilidade de, ao formar as gerações do futuro, pensar no mundo e nas suas organizações, encontrando soluções que integrem, no talento, novas competências para preparar profissionais e líderes mais capazes de sobreviver num ambiente mais sustentável, harmonioso e humano.

Consciente de que a forma como é preparado o talento, a nível mundial, está desenquadrada do atual século XXI – marcado pelo aquecimento global, pela digitalização acelerada, pela desigualdade e pela polarização social –, a Nova SBE assume uma nova etapa na ambição da escola, assumindo a liderança de um movimento de transição mundial para um ensino mais interdisciplinar, humanista e inovador.

Daniel Traça, dean da Nova SBE, assinala: «Queremos liderar um movimento entre as grandes business schools do mundo, no sentido de desenvolver a investigação e preparar o talento capaz de operacionalizar a transição que o mundo precisa. Não queremos apenas um futuro mais sustentável para os nossos alunos, queremos alunos que definam o caminho para esse mundo mais sustentável. E esses alunos implicam business schools diferentes: mais interdisciplinares, mais humanistas, mais inovadoras. Os acontecimentos dos últimos anos, como uma pandemia mundial, a guerra, as ondas de calor e tantos outros, demonstram a urgência desta transição. A Nova SBE não quer apenas liderar a transição. Quer que Carcavelos seja o espaço onde começa um grande movimento.»