Auchan e AMI juntas em campanha de regresso às aulas

A Auchan Retail Portugal juntou-se à AMI – Assistência Médica Internacional, pelo décimo quarto ano consecutivo, para a realização de uma campanha que tem como objetivo a oferta de material escolar às crianças e adolescentes dos Centros Porta Amiga, da AMI, de todo o país.

Como é habitual, os clientes Auchan podem contribuir através da aquisição de vales, no valor de um, dois, três e cinco euros que, após a ação, serão convertidos em material escolar. No final da campanha, a Auchan e os seus parceiros doam material escolar no mesmo valor angariado.

Os kits escolares oferecidos serão compostos por mochila, cadernos, estojo e todo o material necessário para um ano letivo, adaptados às necessidades dos diferentes grupos etários apoiados pelos Centros Porta Amiga da AMI. Estes kits vão chegar a mais de 3.800 crianças e jovens, entre os três e os 18 anos, e proporcionar-lhes um regresso à escola mais feliz.

Os kits escolares serão montados por voluntários da AMI e pelos colaboradores da Auchan e suas famílias, numa ação de voluntariado interna repartida em dois dias, que acontece há 14 anos. A distribuição nos Centros Porta Amiga decorrerá a partir de meados de setembro.

Paulo Monteiro, diretor de responsabilidade social e corporativa da Auchan Retail Portugal, referiu: «Enquanto militante do Bom, São e Local, a Auchan faz questão de diariamente contribuir de forma ativa para melhorar a qualidade vida da população. No que respeita às crianças e jovens, este papel é assumido por nós seja através da disponibilização do kit escolar económico, seja através de iniciativas de responsabilidade social, como a campanha solidária AMI, cujo objetivo é assegurar que as crianças mais desfavorecidas possam ter um regresso às aulas mais feliz, com material escolar novo, do qual se possam orgulhar e que constitua um estímulo à aprendizagem.»

Por sua vez, Luísa Nemésio, vice-presidente da AMI, assinalou: «Esta campanha tem tido um papel importantíssimo no alívio do orçamento das famílias apoiadas pelos centros Porta Amiga da AMI. Este ano já se fazem sentir as grandes dificuldades socioeconómicas devido ao contexto internacional, com o aumento de quase 10% no número de alunos que irão receber este apoio. Assim, em 2022, prevemos ajudar com material escolar 3.870 crianças até os 18 anos. Mais do que nunca precisamos do apoio de todos para poder fazer face à crescente pressão social, nem que seja com um vale de um euro para apoio escolar. Nunca é demais agradecer aos clientes Auchan que, desde 2009, nos acompanham ativamente no regresso à escola, duplicando o material doado pelos seus clientes. Trata-se de uma operação logística complexa que leva, em tempo recorde, material do Porto até as ilhas, passando por Lisboa. Esta operação também só é possível graças ao Exército Português, que nos apoia na cedência de um espaço para a preparação das mochilas assim como no transporte das mesmas.»

Os vales podem ser adquiridos nas lojas Auchan, em My Auchan e em Auchan.pt (aqui).