Lucas Chazarreta (na foto) acaba de ser nomeado diretor geral da Japan Tobacco International (JTI) para o mercado português. A multinacional de origem japonesa, fabricante das marcas Winston e Camel, é o segundo player no sector do tabaco em Portugal e também aquele que mais cresce, tendo recentemente atingido a sua quota recorde. Em 2022, a JTI foi considerada pelo Top Employers Institute como a melhor empresa para trabalhar em Portugal.
O novo líder da JTI para o nosso mercado afirma que a sua missão é «contribuir para o crescimento sustentável de rentabilidade e participação de mercado da organização e proporcionar oportunidades de crescimento profissional para os membros da equipa». Mais: «Estou muito entusiasmado e feliz com este novo desafio. A JTI tem uma trajetória de muito êxito em Portugal, sendo a empresa que mais cresce no sector há já vários anos consecutivos. Este crescimento tem por base um portfólio de marcas de renome global e uma equipa de colaboradores muito bem preparada e profissional, que tem uma vasta experiência no mercado local e uma atitude vencedora.»
Lucas Chazarreta sucede a Yannick Girault na liderança de uma equipa de 46 profissionais repartidos entre back-office e uma equipa comercial com presença em todo o país. Com mais de 15 anos de experiência na companhia, o novo diretor geral chega a Portugal vindo do México, onde ocupava também o cargo de diretor geral. Antes, ocupou os cargos de diretor geral do cluster da JTI para a América do Sul Oeste (Argentina, Bolívia e Peru) e de diretor de marketing and trade marketing no Brasil, no Peru e na Argentina.
Natural da Argentina e detentor igualmente de nacionalidade alemã, Lucas Chazarreta, de 42 anos, está na JTI desde 2004. Licenciado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e com formação em marketing pela Martin College, na Austrália, frequentou ainda a Swiss School, do Rio de Janeiro.