CH Consulting com projeto no sector dos transportes nas Caraíbas

A CH Business Consulting, do Grupo CH, foi contratada para apoiar o Ministério das Obras Públicas e Transportes de Trinidad e Tobago a criar a respetiva Autoridade de Trânsito. O objetivo do Governo local é constituir um órgão regulador com mandato para desenvolver, implementar e monitorar a adesão às políticas, às diretrizes técnicas e às normas para reger a prestação de serviços de transporte público naquela nação insular das Caraíbas.

Com este projeto, a consultora portuguesa reforça a sua posição na América Latina, região onde tem vindo a assessorar tecnicamente ministérios e instituições públicas no Suriname, na Jamaica, nas Bahamas, na Colômbia e no Brasil.

Carlos Adegas (na foto), international research director da CH Consulting, assinala: «A finalidade do projeto de consultoria é o desenho e a criação da Autoridade de Trânsito, com a função de provisionar e supervisionar todos os meios de transporte público em Trinidad e Tobago, através da integração da rede de autocarros, táxis e ferries num serviço único estruturado. Entre os objetivos designados está a garantia da sustentabilidade financeira da entidade e a identificação dos investimentos necessários ao nível estrutural, formativo, de hardware e de software.»

As ilhas gêmea de Trinidad e Tobago são um dos países mais industrializados das Caraíbas e também um dos mais ricos graças às grandes reservas de petróleo e gás (os hidrocarbonetos representam mais de 40% do Produto Interno Bruto, PIB e 80% das exportações). Nos últimos anos, o crescimento do número de veículos particulares tem sido substancial. A taxa de motorização é agora a mais alta de todos os países da região da América Latina e Caraíbas, existindo mais de um milhão de carros nas estradas do país. O aumento do trânsito levou a problemas de congestionamento, situação agravada pela falta de qualidade da infraestrutura rodoviária.

A conquista deste contrato numa nova geografia vem consolidar a estratégia de internacionalização da consultora portuguesa, que este ano tem como meta alcançar 40% de exportações. Com escritórios em Lisboa, Porto, Coimbra e Ponta Delgada a CH Business Consulting continua apostada em levar longe o nome de Portugal. A estratégia combina conhecimento nacional com a capacidade de criar soluções integradas, mobilizando centros de competência nacionais e internacionais.

Prestes a completar 25 anos de atividade, a empresa continua a procurar desafios que promovam o crescimento contínuo da equipa e mantenham a organização desinstalada.