Formação especializada em industrialização e fabrico inteligente

A Bosch e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) lançaram o curso técnico superior profissional (CTeSP) «Industrialização e Fabrico Inteligente», direcionado a estudantes que demonstram interesse em especializar-se numa área técnica e que tenham escolaridade mínima de décimo segundo ano na área tecnológica (ciências). As candidaturas já estão abertas e decorrem até ao dia 19 de agosto. O início do curso terá início o próximo mês de outubro.

Sob o mote «Enjoy. Develop. Learn», trata-se de um curso de upskilling e reskilling de desenvolvimento profissional para quem quer aprender novas competências nas áreas de tecnologia industrial, cujo programa se distingue por integrar uma forte componente prática – cada semana combina dois dias de aulas no IPCA com três dias de estágio a realizar nas instalações da Bosch em Braga. Os processos de aprendizagem irão decorrer em colaboração com equipas técnicas locais, sendo que as atividades de estágio estão pensadas de modo a serem compatíveis com as necessidades tecnológicas da empresa.

O curso é organizado pela Bosch e pela Escola Técnica Superior Profissional do IPCA e tem a duração de dois anos. Dá a garantia de um diploma nível 5, assim como creditações em cadeiras de licenciatura. Na edição de arranque, os alunos serão colaboradores da Bosch e alunos candidatos externos, sendo que para os estudantes externos a Bosch oferece uma bolsa de estágio no valor de 3.000 euros por ano letivo.

Com um plano curricular que inclui cadeiras como matemática, ciências informáticas, eletricidade, energia, eletrónica, automação, robótica, entre outras, esta formação especializada pretende dotar os estudantes de competências e conhecimentos em áreas e atividades como: engenharia de equipamentos, manutenção preventiva, calibração das máquina, manutenção corretiva (suporte na parte mecânica, instalação de software, eletrónica, automação), monitorização em tempo real de parâmetros de processo e máquina, desenvolvimento de soluções para a melhoria de eficiência energética, entre outros.

As regras para o concurso de acesso a este CTeSP encontram-se aqui (edital do concurso de acesso ao CTeSP em Industrialização e Fabrico Inteligente – BOSCH Tech Academy). A plataforma para formalização da candidatura, está disponível aqui.