A desigualdade que abraço com gosto

Sempre que se fala no tema de desigualdade de género no mundo empresarial, fala-se, em muitos casos, na presença mais significativa do género masculino em relação aofeminino; o que não é tão frequente é o debate sobre a dominância das mulheres em algumas das profissões. É preciso olhar com muita atenção para estes exemplos, uma vez que o crescimento do número de mulheres – nomeadamente como líderes – representa o reconhecimento do seu trabalho.

Texto: Luís Pires

.

Tenho a sorte de trabalhar numa profissão dominada por figuras femininas. Desde a minha primeira experiência profissional, todas as minhas equipas foram sempre constituídas maioritariamente por elementos deste sexo em diferentes posições hierárquicas.

Acima de tudo, não falamos de equipas constituídas apenas por mulheres, mas sim de equipas mistas – que têm mostrado ser o sucesso do negócio. Cada pessoa, indiferentemente do seu género, tem boas qualidades em diversos temas. No entanto, o padrão normal é que o público masculino tenha melhores aptidões em alguns temas e o público feminino tenha melhores aptidões noutros. É muito importante aprender com cada um.

Pessoalmente, tive a oportunidade de presenciar isso durante toda a minha carreira e de absorver todo o conhecimento que pude em equipas mistas cujo único elemento masculino era eu. Aprendi a ter uma visão mais abrangente do ser humano, a ser mais metódico, a ser mais organizado, a ser mais empenhado, a ser mais cuidadoso com datas definidas, a ter uma melhor perceção dos problemas e, por conseguinte, uma melhor capacidade de resolução dos mesmos. Da mesma forma, penso que também pude contribuir com as minhas competências e aptidões e ajudar também a que as minhas colegas se tornassem melhores profissionais.

Hoje em dia, muito se fala de vários temas relacionados com a igualdade de género e em como tornar mais justa a participação de cada um dos géneros no mundo empresarial. Espero que este exemplo, e muitos outros que contam a mesma história, possam mostrar o quão importante é olhar para este benefício: quando as equipas são mistas e existe uma aprendizagem conjunta são potencializadas as qualidades de cada membro da equipa.

Qualquer empresa que queira ter uma equipa de excelência – e afirmar-se como uma forte concorrente do mercado – terá de dar muita importância ao conceito de equipas mistas e saber potenciar muito bem as qualidades de cada membro da sua equipa, independentemente do seu género. Só assim terá profissionais de grande qualidade, com uma visão muito abrangente e que trabalharão em sintonia para entregar as melhores soluções que a equipa se propõe a concretizar.

.

»»»» Luís Pires é team people manager na team.it