Benefícios flexíveis: cinco formas de captar e reter talento

A plataforma de GoodHabitz divulgou um documento em que dá exemplos de como as empresas podem manter os colaboradores felizes e produtivos. No documento pode ler-se que «o mercado de trabalho está mais competitivo do que nunca», e que «as empresas estão perante as gerações mais qualificadas de sempre». Assim, «surge um desafio ao qual os empregadores devem responder: como se diferenciar no mercado para atrair e reter o melhor talento». E logo «surge o conceito de benefícios flexíveis, um elemento essencial não só para tornar vagas de emprego mais atrativas, como um critério de decisão para muitos candidatos».

Mais: «Os benefícios flexíveis representam um complemento ao pacote salarial oferecido aos colaboradores, podendo incluir benefícios opcionais, que se adequam às circunstâncias de cada um, e não opcionais, disponíveis para todos. Como tal, a GoodHabitz, plataforma de e-learning com o mais rápido crescimento na Europa nos últimos anos, revela cinco benefícios em que as empresas devem apostar para se tornarem mais atrativas e reter talento.»

Os cinco benefícios são os seguintes:

Seguro de saúde Os seguros de saúde são um dos benefícios flexíveis mais tradicionais e também um dos mais apreciados pelos colaboradores, dado que ter acesso ao sistema de saúde privado em Portugal é uma vantagem bastante apelativa. No entanto, é importante considerar o tipo de seguro de saúde que mais se adequa às necessidades de cada um, pois ter um plano mais ou menos adaptado, pode ser decisivo para muitos no momento de escolher um emprego.

– Flexibilidade A flexibilidade é um benefício indiscutível para as novas gerações e, por isso, é mais importante que nunca. A pandemia forçou muitas empresas a adotarem o teletrabalho e muitos colaboradores gostaram da flexibilidade que este modelo permite. Deste modo, considerar horários e-learning flexíveis ou opções de trabalho à distância no pacote de benefícios extrassalariais irá atrair e reter talento, principalmente junto dos mais jovens.

– Formação e oportunidades de crescimento na carreira A nova geração de talento anseia por oportunidades de crescimento. Para reter os jovens trabalhadores, as empresas deverão oferecer uma formação sólida e contínua para o desenvolvimento profissional e pessoal de cada um. Além disso, caso as empresas tenham oportunidade, deverão também permitir e apoiar os colaboradores na continuidade dos estudos sempre que estes assim o desejarem.

– Programas de bem-estar Nos últimos anos tem-se assistido a um maior interesse por atividades de bem-estar promovidas pelas empresas, já que estas representam frequentemente a possibilidade de equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional. Podem ser benefícios de bem-estar descontos em ginásios, estúdios de dança ou yoga, mas também a existência de uma sala de pausa com snacks, por exemplo.

– Vales para usar em educação, tecnologia, infância, etc‍ Vales com um plafond para usar em educação, tecnologia ou infância, que os colaboradores podem utilizar para comprar materiais, pagar a creche dos filhos ou até diminuir encargos escolares, são também um benefício bastante valorizado atualmente. Estes cheques são um apoio financeiro essencial para os colaboradores e não representam um custo extra para as empresas.
De assinalar que a GoodHabitz vê a vida como um enorme processo de aprendizagem. Por isso, faz tudo o que está ao seu alcance para tornar o desenvolvimento pessoal tão divertido e acessível quanto possível, para todos. Os responsáveis da plataforma referem: «Se gostar de aprender, vai sentir-se melhor consigo próprio, mais preenchido e mais sucedido, o que para si é fantástico, mas para a organização para a qual trabalha também. Temos a felicidade de poder contribuir para isto, mesmo que seja apenas uma pequena parte, ao oferecer os cursos on-line de formação profissional mais apelativos do mercado. Todos os cursos são criados cem por cento internamente porque acreditamos que a qualidade, o humor, o entusiasmo e uma boa experiência de utilização fazem a diferença. A GoodHabitz ajuda as organizações a tornar a aprendizagem on-line um sucesso, ao colocar os seus colaboradores ao volante do seu próprio desenvolvimento pessoal. E o melhor é que oferece tudo isto por um preço fixo.»

.

Nota: imagem GoodHabitz.