EY é o primeiro inquilino do Alcântara Lisbon Offices

A EY vai centralizar as suas equipas em Portugal no ALLO – Alcântara Lisbon Offices, projeto imobiliário que representa um investimento de 125 milhões de euros na zona ribeirinha de Lisboa e que se destaca pelo bem-estar proporcionado aos seus utilizadores através de uma aposta na sustentabilidade e na tecnologia e pela localização junto ao Tejo. A consultora vai ocupar uma área de cerca de 8.500 metros quadrados repartida por quatro pisos de um dos edifícios, os quais irão receber os 1.400 colaboradores da EY na capital.

Promovido pela Bedrock Capital para um family office português e com assinatura do atelier Saraiva Associados, o ALLO é um dos mais emblemáticos projetos imobiliários de Lisboa dos últimos anos, que reabilita e devolve à cidade uma zona que durante décadas esteve votada ao abandono. Localizado em Alcântara, na área adjacente ao LX Factory e com vista para o Rio Tejo, integra uma área bruta de construção acima do solo de cerca de 39.000 metros quadrados, dividida por dois edifícios de escritórios de características semelhantes, cada um com sete pisos acima do solo. Cada um dos edifícios contabiliza ainda quatro pisos em cave, totalizando no seu conjunto 681 lugares de estacionamento. Os dois edifícios comunicam entre si ao nível do piso térreo através de uma praça central onde as zonas verdes predominam e que pretende ser uma centralidade que promove a interação entre os utilizadores e fomenta o sentido de comunidade.

O ALLO apresenta características únicas, nomeadamente ao nível da flexibilidade e eficiência dos espaços, disponibilizando áreas em open space com mais de 2.600 metros quadrados por piso. A oferta de infraestruturas comuns inclui uma sala multiusos (para cocktails, reuniões, yoga, etc), balneários, parking com carregadores elétricos e com lugares para viaturas light mobility (bicicletas e trotinetes), bem como um restaurante com esplanada na praça central e um rooftop de uso exclusivo de cada edifício. Ao nível das amenities disponibilizadas aos utilizadores dos edifícios, destacam-se os serviços de concierge e uma app interativa que pretende fomentar a ligação entre e com os utilizadores.

João Alves, country managing partner da EY, referiu: «A EY está a crescer e a sua equipa também, fruto do reconhecimento que recebemos, por parte dos clientes e do mercado em geral, do nosso valor acrescentado. Para facilitar este crescimento procurámos um espaço que oferecesse condições diferenciadas de bem-estar para as nossas pessoas, mas que também partilhasse a nossa preocupação com a sustentabilidade. Ao juntar estas características a uma localização única numa área premium e vibrante, o ALLO foi a escolha ideal para acolher a nossa nova casa.»

André Gomes de Sousa, executive partner da Bedrock Capital Partners, assinalou por sua vez: «Este é um casamento perfeito e um reconhecimento das valências únicas do projeto ALLO. A EY é uma consultora de referência em Portugal, preocupada com a qualidade de vida dos seus colaboradores e com a sustentabilidade do planeta, valores que são uma prioridade no projeto ALLO. Os edifícios foram concebidos para assegurar o bem-estar das pessoas no seu local de trabalho, apostando nas melhores práticas e tecnologias, estando preparado para responder aos novos desafios colocados pelos novos modelos de trabalho. As soluções implementadas no ALLO oferecem uma experiência distintiva às equipas, que contribui para promover a criatividade, a inovação e a cooperação.»

O ALLO é um projeto fortemente orientado para o bem-estar das pessoas e para a sustentabilidade ambiental, tendo sido definido como objetivo a obtenção das certificações WELL Gold, que reconhece e promove a relação entre o edifício e os seus ocupantes, nomeadamente o impacto do ambiente contruído na saúde e bem-estar humano, e LEED Gold, que define edifícios altamente sustentáveis, que promovem a eficiência energética e o desempenho ambiental, contribuindo para reduzir a pegada carbónica. Adicionalmente e como forma de medir a flexibilidade, robustez e segurança da conectividade tecnológica, garantindo que os edifícios têm a infraestrutura digital em que as empresas atuais confiam e as empresas de amanhã procuram, o ALLO será certificado com o nível WIREDSCORE Gold.

A construção do ALLO está a decorrer de acordo com o planeado, estando já concluída a fase de estrutura. A empreitada esta a cargo do consórcio Alves Ribeiro/ HCI, sendo que a conclusão da obra está prevista até ao final do presente do ano, com os novos inquilinos a poderem desfrutar dos espaços em 2023.

A comercialização do empreendimento está a cargo das consultoras imobiliárias CBRE e JLL.