Número 138 – julho-agosto de 2022

O destaque de capa desta edição da «human» parte de um estudo sobre as gerações mais novas que estão nas empresas, daí procurando perceber o impacto no mundo do trabalho que a chegada dessas mesmas gerações tem causado. E também perspetivar o futuro, que é, afinal, um futuro cada vez mais presente, como deixa antever o título desse trabalho.

No estudo destaca-se o tema da sustentabilidade, referido como «a prioridade» entre jovens de tantos países que chegam ao mercado de trabalho, sendo que aí os portugueses não são exceção (90% estão dispostos, por exemplo, a alterar os hábitos de consumo para reduzir a pegada de carbono, indo mais além do que os de outros países da Europa).

Sobre estes jovens falam responsáveis de diversas empresas, quer de recursos humanos quer de direção geral, e as opiniões, na sua generalidade, vão no sentido de que se trata de gerações bem diferentes das anteriores, o que só pode deixar-nos com a ideia de que muitas coisas têm mudado, mudam e mudarão no mundo do trabalho.

Outsourcing de pessoas e de serviços, a filosofia agile, benefícios extrassalariais e o burnout e os seus perigos são outros destaques da edição, a juntar a uma entrevista com Luiza Teixeira de Freitas, a presidente da Operação Nariz Vermelho, instituição que em 2022 assinala o vigésimo aniversário.

.

Resumo da edição

– Editorial: António Manuel Venda

– Zoom: Spotlight/ Best Of/ Flash Interview (Sara da Fonseca, Banco Santander)/ Dicas (Oportunidades do processamento salarial)

– Primeira Opinião: Manon Rosenboom Alves (Instituto Superior da Gestão)

– Tema de Capa: Novas gerações no trabalho

– Entrevista: Luiza Teixeira de Freitas (Operação Nariz Vermelho)

– Em Foco: Benefícios extrassalariais

– Teambuilding: Opinião (Sara Sousa, Portocargo)

– Especial: SST – Burnout

– Gestão RH: Opinião (Vitor Poeiras, PTC)

– Case Study: Agilidade, o exemplo da Altice

Dossier: Outsourcing de pessoas e de serviços

– Espaço RH: Em Síntese/ Web/ Livros/ Eventos

– Lifestyle: Hotel (Lisbon Marriott Hotel)/ Restaurante (Lavoratta)/ Artes

– Última Página: António Souto

Para adquirir esta edição da revista «human», envie por favor um e-mail com o seu pedido (geral@human.pt). Se preferir assinar a revista, pode fazê-lo aqui.

.

Edições anteriores

.

Estatuto editorial

A revista «human» é uma publicação mensal de informação e conhecimento no domínio da gestão, com particular enfoque na gestão das pessoas nas organizações. Faz parte de um projeto mais amplo, o projeto «human», que começou a tomar forma no dia 17 de novembro de 2008 com a colocação on-line do respetivo portal.

A revista destina-se a cargos médios e superiores da gestão de recursos humanos, cargos de direção geral, financeira e jurídica em pequenas e médias empresas (PME), formadores e consultores, professores universitários e estudantes da área.

As opções editoriais da revista (que pertence a uma empresa privada, a Just Media) são definidas pelo diretor, em conjunto com um conselho editorial. Têm por base uma postura independente de orientações políticas, religiosas, culturais ou económicas, com respeito pela diversidade, consciência ética e responsabilidade social. Os conteúdos são produzidos por uma equipa jornalística e ainda por diversos colaboradores que têm como característica principal o facto de abordarem temas sobre os quais detêm um conhecimento marcado sobretudo pela ligação ao mundo das organizações.

A «human» tem uma preocupação especial em apresentar exemplos de boas práticas na gestão das pessoas nas organizações, sem que isso signifique que deixe de marcar a sua opinião crítica em relação àquilo que considere justificável. Apesar de vocacionada para o domínio da gestão, em especial para a gestão das pessoas nas organizações, tem também espaço para temas de âmbito cultural e de lazer.