Huawei Summer Camp 4 Her destaca liderança no feminino

O Huawei Summer Camp 4 Her, iniciativa que pretende mostrar a jovens mulheres a realidade e as possibilidades do mundo do trabalho na área das tecnologias de informação e comunicação (TIC), que decorre até ao final da semana, tem como foco o tema da liderança no feminino.

A ilustrar o tópico que pretende discutir os desafios do género feminino no universo das TIC, Nuno Machado Lopes, consultor certificado ExO, coach, analista comportamental e praticante de PNL, explicou no primeiro dia como o caminho para a liderança tem de ser «encontrado individualmente». No entanto, este percurso «pode ser mais difícil para as mulheres», assinalou – perceção que surgiu ao acompanhar o crescimento das três filhas e ao entender que o mundo do trabalho não é exatamente igual para elas, enquanto mulheres.

Durante o workshop de liderança que apresentou ao grupo de participantes, Nuno Machado Lopes abordou tópicos como o crescimento exponencial tecnológico e a indústria 4.0, e também a realidade atual do mundo do trabalho.

A propósito, é de referir que, de acordo com a Eurostat, a trajetória nacional no que respeita à integração das mulheres na liderança tem sido crescente, mas ainda não atinge valores igualitários. Dizem os números de 2021 que em Portugal 31% das mulheres empregadas tinham um cargo de liderança, percentagem que apesar de corresponder a um crescimento de 16,7% em cinco anos demonstra ainda o desequilíbrio de género no mundo do trabalho.

De forma a tornar a participação das mulheres em cargos de liderança igualitária, Nuno Machado Lopes acredita que é necessário «formar as pessoas através da aprendizagem constante», com consciência de que só isso «nos fará crescer».

As 15 jovens participantes nesta iniciativa têm entre os 18 e os 21 anos e são estudantes de licenciatura, em diversas áreas: gestão, economia, direito, ciências sociais, marketing, comunicação, tecnologia e engenharia. Para além da diversidade nas áreas de estudo, a proveniência geográfica das alunas é variada, uma vez que o país está amplamente representado com alunas de universidades de Lisboa, Aveiro, Coimbra, Minho e Porto.

Huawei é uma empresa privada, com posição de destaque global em TIC. Fundada em 1987, conta com cerca de 188.000 colaboradores e opera em mais de 170 países e regiões, servindo mais de três mil milhões de pessoas em todo o mundo. Em Portugal, está presente desde 2004.