Perfis mais procurados no turismo e novas dinâmicas de recrutamento

O sector de Turismo e Lazer foi um dos mais afetados pela pandemia, com os últimos dois anos marcados pela forte instabilidade, levando a que muitos profissionais tivessem que abandonar o sector, e hoje muitos mostram-se receosos em regressar a este mercado.

«Este cenário levou à grande dificuldade em recrutar perfis de operação, tendo em conta que grande parte destes profissionais mudaram de área ou abandonaram o sector. Isto levou a que as empresas tivessem que se adaptar e recrutar perfis de outros sectores», revela Benedita Lencastre, consultant na Hays Portugal. «No entanto, a retoma do turismo, de forma generalizada, é uma realidade muito desejada e que vemos agora começar a acontecer», acrescenta.

Como principal tendência do sector verifica-se uma movimentação de perfis de chefe de cozinha, chefe de receção e chefe de sala. «Na zona de Lisboa, a abertura de novas unidades hoteleiras levou à continua aposta no investimento em perfis de marketing digital, com foco em CRM [customer relationship management], numa ótica de fidelizar e atrair novos clientes», explica Benedita Lencastre. «Por sua vez, na zona do Grande Porto a tendência é para uma movimentação de perfis seniores de F&B [food and beverage] e comerciais, consequência também da abertura de vários hotéis na região», acrescenta.

.

Perfis mais e menos solicitados

«Seguindo a tendência de anos anteriores, o perfil de cozinheiro foi um dos mais solicitados, embora nem sempre fácil de encontrar, tendo em conta as características que os recrutadores procuram – perfil especializado com capacidades de trabalho em equipa e gestão de stresse –, e o facto de este ter sido um dos perfis que abandonou o país em buscar de melhores condições e oportunidades», partilha Benedita Lencastre. O mesmo se verifica com o perfil de responsável de restaurante, onde a incerteza do mercado levou estes profissionais a mudar de sector durante a pandemia.

A redefinição e a diminuição de equipas nas estruturas destes grupos levou a que a posição de chefe de receção fosse umas das mais afetadas, fazendo com que este profissionais passassem a acumular novas funções. No entanto, com a perspetiva de aumento do volume de negócios tem sido necessário reestabelecer esta posição.

«O perfil de responsável de restaurante e bar está numa situação semelhante. Estes profissionais tiveram que acumular outras funções, no entanto com o volume de negócios a aumentar é, novamente, uma posição muito procurada. A abertura de novas unidades hoteleiras em Lisboa e no Porto, os perfis de digital marketing manager, com foco em CRM, e técnico de recursos humanos têm sido muito requisitados», explica Benedita Lencastre.

.

Perspetivas para 2022

Para 2022, perspetiva-se um grande movimento em várias posições operacionais, consequência da abertura das novas unidades agora em construção em Lisboa e no Porto. A retoma do turismo em massa irá requerer que as empresas aumentem as equipas para voltar a proporcionar as experiências na totalidade. «O foco no marketing digital, numa ótica de retenção e atração de clientes, será também uma tendência», revela a responsável.

Para dar resposta a este novo dinamismo, o perfil de cozinheiro voltará a ser bastante procurado, assim como os de chefe de receção e chefe de sala, assim como perfis de direção comercial.

«Em termos de oferta salarial e benefícios, a incerteza de mercado e a escassez de profissionais com experiência consolidada poderá levar a uma adaptação por parte das empresas, obrigando a um aumento salarial e a melhoria dos benefícios do trabalhador. A retoma das unidades hoteleiras, que estão gradualmente a crescer e a reforçar as equipas, poderá levar a uma maior atração por parte dos candidatos», conclui Benedita Lencastre.