Santander com nova plataforma de aprendizagem contínua

Para investir no talento, que considera o ativo mais importante para o seu futuro, o Banco Santander lançou o Dojo, uma nova plataforma de aprendizagem contínua em que são os colaboradores a gerir as suas próprias formações.

O objetivo é desenvolver a capacidade dos colaboradores de aprender e de se reinventarem, para responder da melhor forma à evolução das necessidades dos clientes e à modernização e à digitalização do sector e do mercado. E dotá-los das competências necessárias para tornar o Santander na melhor plataforma aberta de serviços financeiras.

Inspirado no termo japonês Dojo, local de aprendizagem de artes marciais e «local de caminho», esta plataforma digital reúne as melhores práticas do mercado de autoconsumo e formação individualizada e está disponível 24 horas, sete dias por semana, com formatos que se adaptam às diferentes formas de aprender: podcasts, vídeos, e-learnings interativos, resumos de livros e papers.

O Dojo acompanha as novas tendências e tem mais de 90.000 conteúdos de formação, com temas que vão desde linguagem de programação até competências transversais como liderança e comunicação. Inclui também uma área reservada às formações de carácter regulatório e obrigatório.

Sara da Fonseca, responsável de gestão de pessoas do Santander, referiu: «Agora, cada colaborador do Santander é dono do seu desenvolvimento. Com o Dojo cada um toma as rédeas daquilo que quer aprender, quando aprender e no formato que melhor funciona para si. Os líderes de equipas passam a contar também com uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento das pessoas. São agora uma peça chave para a identificação das competências necessárias na equipa, a alocação das formações e o motor da motivação para a procura de novos conhecimentos.»

Para além do lançamento deste novo ecossistema de aprendizagem, o Santander inaugurou recentemente as novas instalações da Academia Santander, no Centro Santander, adaptadas a modelos presenciais, remotos e híbridos.