NOS cria bolsas de mestrado e prémio de mérito para alunos do Técnico

Reconhecida pelo seu papel de destaque em matéria de inovação, a NOS foi convidada pelo Instituto Superior Técnico (IST) para formar uma parceria estratégica com a duração de três anos, que inclui o desenvolvimento de iniciativas para promover a investigação, a tecnologia e a qualidade do ensino superior.

A NOS é uma das 19 empresas presentes na Rede de Parceiros do Técnico, uma iniciativa criada para reforçar os laços entre a Academia e o meio empresarial, através de alianças estratégicas com empresas para exponenciar o valor dos projetos de investigação e desenvolvimento (I&D) dos estudantes e desenvolver as suas competências profissionais de uma forma mais prática.

Para alcançar estes objetivos, a NOS assumiu vários compromissos, incluindo a criação de três bolsas de estudo anuais para os alunos de mestrado, um prémio de mérito para uma unidade curricular do IST e um concurso anual de apoio a projetos desenvolvidos por estudantes da instituição.

Ao longo destes três anos, a NOS ficará também responsável pela organização de workshops e outras iniciativas que promovam a ligação entre os alunos e a empresa, e compromete-se a participar ativamente em eventos de estudantes e de emprego do Técnico.

Miguel Almeida, chief executive officer (CEO) da NOS, assinala: «Enquanto líder no investimento em investigação e desenvolvimento, a colaboração entre a NOS e o Técnico, uma instituição de tamanho prestígio no ensino das áreas de Engenharia, Ciência e Tecnologia, é um passo natural. Estamos empenhados em continuar a contribuir para o estímulo destas atividades em território nacional e para a criação de talento especializado, fatores fundamentais para o desenvolvimento económico e tecnológico da sociedade. No que depender da NOS, esta será uma parceria de sucesso inquestionável.»

Por sua vez, Rogério Colaço, presidente do IST, afirma: «É um enorme prazer acolhermos a NOS na Rede de Parceiros do Técnico, reforçando assim a ligação da nossa escola a uma das empresas que trabalha com o valor que criamos: os nossos graduados. Os estudantes do Técnico irão beneficiar muito desta relação, não apenas no apoio muito concreto para a prossecução dos seus estudos, como premiando o mérito e as ideias inovadoras que precisam de investimento para se tornarem realidade. Esperamos juntos vir a contribuir de forma significativa para a ligação da engenharia, arquitetura, ciência e tecnologia à sociedade.»

A participação na Rede de Parceiros do Técnico possibilita às empresas envolvidas identificar e desenvolver os melhores talentos, acelerar a inovação interna e desenvolver novas tecnologias, produtos e serviços, contribuir efetivamente para atividades de responsabilidade social e participar no desenvolvimento e na condução estratégica do IST.