Redução do consumo de redes sociais
FNAC dá o exemplo ao «desligar-se»

A nova campanha da FNAC volta a «Cultivar a Diferença» ao promover uma mudança de hábitos no consumo de plataformas on-line. O objetivo é inspirar os consumidores a aproveitarem o seu tempo da melhor forma, na leitura, na música, nos jogos de tabuleiro, no convívio com a família e os amigos.

Texto: Redação «human»

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Para muitos, o início de um novo ano revela-se um ponto de viragem de hábitos. Em 2022, a FNAC quer fazer parte dessa mudança, começando com o lançamento de uma nova campanha – «Dá um tempo às redes» – com o objetivo de alertar a audiência para os prejuízos que o consumo excessivo de redes sociais provoca, nomeadamente ao nível da saúde mental. A marca quer inspirar os consumidores a aproveitarem o seu tempo da melhor forma, seja através da leitura, da música, de jogos de tabuleiro ou do convívio com família e amigos.

De acordo com a FameMass, em 2021 cada pessoa passava cerca de 152 minutos diários nas redes sociais (Facebook, Instagram, Pinterest, Youtube, entre outras), um valor que tem crescido de ano para ano. Também dados da eMarketer demonstram que durante a pandemia foi registado um aumento de 29,7% de utilizadores que passaram a utilizar as redes sociais em mais de uma a duas horas adicionais. Além disso, hoje em dia os portugueses passam cerca de 10 de janeiro de 2022 8,5 horas diárias em frente aos ecrãs contra apenas 20 minutos de leitura. Em muitos casos, isto provoca algum isolamento do mundo real, refletindo-se em ansiedade e depressão.

Com esta nova campanha, a FNAC dá o exemplo ao reduzir os momentos em que se encontra ativa nas redes sociais – sobretudo em horários nobre, como o final do dia (21H00) e os fins-de-semana – e ao dedicar as suas publicações ao manifesto «Desliga-te». Através deste, a marca pretende passar uma mensagem forte e que incita para o início de um 2022 mais saudável.

Além disso, alinhado com este movimento, a FNAC desafia os seus seguidores a publicarem print screens das aplicações dos seus smartphones que demonstram a redução de tempo nas redes, encorajando outras pessoas a fazerem o mesmo, utilizando as hastags #daumtempoasredes e #cultivaadiferença.

Esta campanha decorre nos canais digitais da marca e nas suas lojas físicas até 31 de janeiro.

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Manifesto da campanha

Já olhaste para o lado hoje?

Estudos dizem que perdemos 7 anos

 a olhar para o telemóvel.

Vivemos cada vez mais num retângulo

do que numa esfera.

São 2 horas por dia que não vês

que os smiles são mais bonitos ao vivo

e que mesmo entrando em 2022

parece que não estamos conectados.

Tu sabes que melhor do que um match

 é o que acontece na vida real.

Ainda assim, não crês.

Olha-te mais ao espelho

e menos para a câmara.

Partilha a tua história sem filtros

 e faz uma pausa nos likes.

Rezas por uma folga,

mas não dás descanso ao teu feed.

Modera o consumo do digital

e aumenta o do real.

É altura de sentires o tempo a passar.

Não tu a passares tempo.

smart sem phone.

Dá um tempo às redes.

FNAC Cultiva a diferença.