Nova temporada no CCB
A propósito de Orfeu

Entre janeiro e março de 2022, o Centro Cultural de Belém (CCB) apresenta cerca de cinco dezenas de espetáculos – da música erudita à contemporânea, passando pelo jazz, pelo teatro, pela dança –, conferências, exposições e atividades para crianças.

Texto: Redação «human»

.

No CCB, em Lisboa, o destaque inicial da nova temporada vai para Orfeu, uma das personagens mais marcantes da mitologia grega, que tem sido fonte de inspiração para muitos artistas ao longo da história da música. Este nome dá o mote a duas propostas para o mês de janeiro.

Orfeu serviu de inspiração ao compositor Philip Glass, de quem o CCB vai apresentar a ópera «Orphée» (27 e 29 de janeiro). Trata-se de uma coprodução com o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que conta com encenação do brasileiro Felipe Hirsch. A música será interpretada pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigida pelo maestro Pedro Neves. O elenco é 100% português, composto por Carla Caramujo, Susana Gaspar, Luís Gomes, Marco Alves dos Santos, André Baleiro, Nuno Dias, Luís Rodrigues, Cátia Moreso e João Pedro Cabral.

Orfeu é também o mote do concerto da Orquestra Sinfónica Portuguesa (16 janeiro), composto por obras de Jacques Offenbach e Franz Liszt inspiradas no mito grego, que se cruzam com o «Duplo Concerto para Violino e Violoncelo», do próprio Philip Glass. A direção musical é de Antonio Pirolli.

Mais informações aqui e aqui.