Programa «Direciona a tua Carreira», do El Corte Inglés

O El Corte Inglés criou recentemente o programa «Direciona a tua Carreira», que se destina à formação e à promoção de vendedores a chefes de área. O primeiro grupo de vendedores, agora chefes, que fez parte deste programa e recebeu os seus diplomas numa cerimónia formal, pelas mãos do diretor geral Enrique Hidalgo e pela Direção da loja de Lisboa.

O programa tem a duração de seis meses e o seu objetivo é preparar os colaboradores para a nova função a desempenhar, com treino em posto de trabalho, com microformatos de formação, alguns deles em tempo real, on-line e presenciais, visando consolidar as competências identificadas como essenciais para a função de chefe de equipa de venda.

No primeiro grupo estiveram incluídos os vendedores que numa primeira fase foram apontados pelos seus gerentes como tendo potencial e que, posteriormente, através das metodologias de assessment, revelaram as capacidades necessárias para iniciar o seu percurso de desenvolvimento.  

Todo o programa foi desenhado internamente, pela equipa de Development, por se considerar que a proximidade com o negócio possibilita a criação de contextos de avaliação, diagnóstico e desenvolvimento muito mais alinhadas com a realidade da empresa, factor que a Direção de Recursos Humanos considera fundamental para o sucesso destas iniciativas.

Para além de vender e servir com excelência os clientes, estes recém chefes têm agora a responsabilidade de ensinar às suas equipas os mesmos valores, que tão bem caracterizam o El Corte Inglés.