A Ericsson anunciou um novo compromisso no sentido de capacitar um milhão de crianças e jovens através do acesso a ferramentas digitais, conteúdos de aprendizagem e programas de desenvolvimento de competências, até 2025.
Este compromisso integra o «1 Billion Lives Challenge» da EDISON Alliance (um movimento global de quarenta e cinco promotores dos sectores públicos e privados), que está associado ao Fórum Económico Mundial.
Os membros, incluindo a Ericsson, estão empenhados em priorizar a inclusão digital como um aspeto fundamental para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, para que cada pessoa possa participar integralmente na sociedade e economia digitais.
O «1 Billion Lives Challenge» agrega os compromissos de inclusão digital de governos, empresas e outras organizações a nível global.
O novo compromisso da Ericsson foi revelado pelo presidente e «chief executive officer» (CEO) da empresa, Börje Ekholm, numa comunicação virtual no Fórum Mundial para Crianças e Jovens. Ekholm reforça a importância do trabalho para a Ericsson na concretização da sua missão: criar um mundo em que a conectividade sem limites melhora as vidas, redefine negócios e abre portas a um futuro sustentável; um mundo em que a conectividade sem limites se traduz em possibilidades ilimitadas.
.
Evoluir a partir de um legado de trabalho na inclusão digital
O compromisso atual será concretizado através da iniciativa Connect To Learn (ver aqui), da Ericsson, que desde a sua criação em 2010 causou um impacto positivo em mais de 200.000 crianças e jovens, em mais de 25 países por todo o mundo.
A iniciativa está a permitir o acesso a uma educação de qualidade por parte de comunidades desfavorecidas e desconectadas, e a estabelecer uma plataforma digital inclusiva destinada a fortalecer a geração seguinte com competências digitais, essenciais ao desenvolvimento socioeconómico. Tem também o objetivo de melhorar a igualdade de género, capacitando as mulheres e as jovens através das tecnologias de informação e comunicação (TIC).
Börje Ekholm afirma: «O propósito da Ericsson baseia-se na convicção de que a conectividade cria possibilidades para todas as pessoas. Acreditamos que os governos e as empresas têm a responsabilidade de trabalhar em conjunto para construir um futuro mais equitativo para crianças e jovens. Logo, a conexão digital é um potenciador decisivo desta realidade, garantindo que cada jovem dispõe de acesso a uma ligação à Internet de qualidade e que pode adquirir as competências necessárias para prosperar numa economia digital. É por este motivo que assumimos este compromisso, no sentido de ajudar a diminuir o fosso digital e a criar uma sociedade mais equitativa. Trata-se do marco mais recente do programa Connect To Learn da Ericsson, que está em curso há mais de 10 anos para fazer evoluir a inclusão digital. Contudo, ainda há muito trabalho a fazer. Apelamos aos parceiros, clientes, governos e organizações não-governamentais para que se juntem a nós de forma a reunir os recursos necessários para fazer uma diferença verdadeira e duradoura.»
.
Uma parceria a longo prazo com a EDISON Alliance
O compromisso da Ericsson face ao «1 Billion Lives Challenge» da EDISON Alliance no âmbito do Fórum Económico Mundial complementa a parceria com a UNICEF (ver aqui), no apoio à Iniciativa Giga. A Iniciativa Giga é parceira da EDISON Alliance e tem como objetivo ligar todas as escolas à Internet até 2030 e todos os jovens à informação, às oportunidades e às opções de escolha.