A PHC Software, multinacional portuguesa de software de gestão, vai doar parte da verba da festa de Natal a várias instituições de solidariedade social. A doação, no valor total de 10.600 euros, surge como resposta ao levantamento da Câmara Municipal de Oeiras das necessidades das organizações locais e trará bens de primeira necessidade a mais de 170 pessoas.
Esta decisão vem no seguimento do anúncio da empresa de que iria regressar ao teletrabalho até meados de janeiro, para evitar expor os seus colaboradores a contacto desnecessário. Neste contexto, a PHC passou a sua festa de Natal para formato digital, optando por alocar uma verba do orçamento inicialmente previsto para responder às necessidades identificadas pelo município. São apoiadas quatro associações solidárias: Santa Casa da Misericórdia de Oeiras, Ajuda de Mãe, Associação dos Amigos da Mulher Angolana e Centro Educativo Padre António de Oliveira.
Rute Ablum, chief management officer da PHC Software, assinala: «A resposta às necessidades destas organizações é uma questão de opção. Escolhemos alocar a verba para comprar bens de que estas pessoas precisam porque acreditamos na cidadania empresarial. As empresas podem ter um papel junto das instituições da sociedade civil, trabalhando em conjunto e criando um impacto positivo na sociedade. Este é um compromisso da PHC Software porque sabemos que se trabalharmos todos juntos poderemos ter uma sociedade muito melhor.»
Os colaboradores da empresa foram também convidados a doar mais bens, dentro das necessidades identificadas. E a equipa da PHC comprou diretamente os bens necessários para serem doados, deslocando-se a diferentes estabelecimentos do concelho para adquirir bens alimentares, produtos de higiene, roupa, eletrodomésticos, brinquedos e até material escolar. Uma iniciativa de ação local que teve também como objetivo contribuir também para fomentar a economia do concelho.
Uma vez que ainda não se realizarão muitos dos tradicionais eventos de Natal, a empresa de software encoraja outras empresas a fazer o mesmo, convidando-as a aderir a uma forma de contribuir para uma quadra natalícia mais solidária.