BrandHero lança-se em Portugal e quer chegar aos 200 colaboradores em 2022

A ideia de criar a BrandHero surgiu em 2019, mas foi somente em agosto de 2021 que Carsten Bang Jensen e Jesper Birch (responsáveis pelo recente sucesso da Outpost24, avaliada em mais de 500 milhões de euros) e Heini Zachariessen (fundador e diretor executivo do unicórnio de e-commerce global Vivino) decidiram avançar com a fundação da empresa.

Em apenas um mês, os três empreendedores internacionais, com mais de 25 anos de experiência no meio do e-commerce e do digital, conseguiram aumentar o valor da empresa para 50 milhões de euros, depois de um investimento por parte de business angels. Quatro meses depois, em dezembro, a BrandHero conta agora com uma equipa de 40 funcionários, divididos entre a sede central, que se situa em Lagos, Portugal, e Madrid, Espanha.

A BrandHero nasceu como uma empresa de e-commerce cujo objetivo é adquirir e desenvolver micromarcas digitais que possuam um alto nível de rendimento e um historial demonstrado de rentabilidade, críticas excecionais de clientes e um leque de seguidores leais. Não se trata de apenas um agregador de e-commerce convencional, que apenas se foca em comprar e desenvolver negócios, mas tem também o objetivo claro de apresentar múltiplas opções e propostas adaptadas às necessidades dos proprietários.

Lucas Villanueva, cofundador e chief operations officer (COO) da empresa, partilha: «Diferenciamo-nos dos restantes agregadores, porque oferecemos diferentes possibilidades, dependendo da empresa em questão. Na BrandHero, o mais importante é compreender a motivação dos responsáveis desses negócios. Pedimos aos vendedores que nos digam o que querem para que possamos oferecer uma proposta adaptada às suas necessidades.»

O e-commerce tem vindo a crescer, e a um ritmo acelerado. Prova disso é o facto de todos os anos surgirem três mil novas marcas na Amazon, responsáveis por gerar mais de um milhão de dólares em receitas. E isso não é tudo. No mundo dos agregadores tem sido possível observar um crescimento exponencial. Constatamos esta tendência ao verificar que, dos quatro unicórnios com o crescimento mais rápido de sempre na Europa, dois deles são agregadores: a SellerX e o Razor Group. E estes são exemplos que inspiram o trabalho da BrandHero, cujas previsões para o próximo ano passam por chegar aos 200 colaboradores a nível global e adquirir 40 marcas, desenvolvendo-as a nível mundial e esperando alcançar perto de 100 milhões de euros em receitas.

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Uma aquisição-chave para o grupo

Recentemente, a BrandHero anunciou a aquisição da Amazing, a primeira agência de marketing da Amazon em Espanha e o líder europeu em publicidade da gigante do e-commerce, tendo já conquistado várias distinções. Para além de ser Amazon Agency Partner e membro do programa de revendedores de publicidade, a Amazing já trabalhou com mais de 100 marcas reconhecidas, das quais se destacam nomes como L’Oreal, Electrolux, Mondelez Internacional, Vieto Pro, Puig, Cambridge Assessment English, Tous, Panasonic, entre outras.

Com esta aquisição, a Amazing converte-se num elemento-chave para a BrandHero, permitindo-lhe otimizar e fazer crescer todas as marcas adquiridas, tal como o tem feito com todos os atuais clientes.

Joaquín Otamendi, diretor-geral da Amazing e chief marketing officer (CMO) da BrandHero, refere: «Esta aliança é uma grande oportunidade para ambos e um sinal de que estamos no bom caminho. No entanto, a Amazing continua a operar como uma agência autónoma relativamente ao grupo BrandHero, o que significa que continuaremos a trabalhar a todas as marcas próprias do grupo com o mesmo nível de excelência que proporcionamos aos nossos próprios clientes.»

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Escritório em Lagos com inspiração em Sillicon-Valley

No seu processo de expansão, a BrandHero tem, em Portugal, um espaço de crescimento demarcado. Tendo começado apenas com cinco funcionários em agosto e crescendo para 14 no final deste ano, a empresa pretende transformar a cidade de Lagos num dos seus grandes centros de operações.

Lucas Villanueva, também responsável pelo mercado ibérico, assinala: «Estamos à procura de um espaço maior, uma sede inspirada em Silicon-Valley no coração do Algarve. Estamos a criar mais postos de trabalho e, apesar de termos uma sede em Lagos, em 2022 contamos abrir um espaço de coworking em Lisboa, de forma a podermos apostar nos talentos que não tenham a oportunidade para se relocalizarem no sul do país. Acima de tudo, queremos centrar-nos nas pessoas. Contratamos com base no talento e nos valores. Queremos trabalhar com pessoas divertidas e que pensem fora da caixa. Para além disso, queremos desenvolver as melhores condições para os trabalhadores. Na nossa sede atual, temos vista para o mar, a praia à distância de um pequeno passeio, um ginásio coberto, uma mesa de bilhar, entre outros.»