Doutor Finanças nomeia Ricardo Santos para chief brand officer

O Doutor Finanças, empresa especializada em finanças pessoais e familiares, acaba de nomear Ricardo Santos para o cargo de chief brand officer (CBO). A nomeação do responsável surge num momento em que a empresa se encontra em claro crescimento, estando muito focada no desdobramento e evolução das suas áreas de atuação.

O Doutor Finanças assume uma estratégia de reforço da sua atuação na literacia financeira, ajudando as pessoas a tomarem melhores decisões para terem uma vida financeira mais sustentável. Esta missão de ajudar, de promover o conhecimento e de informar encontra-se na génese do Doutor Finanças.

Rui Bairrada, chief executive officer (CEO) do Doutor Finanças, assinala: «A empresa encontra-se focada na sua estratégia de consolidar o seu papel enquanto referência ao nível da literacia financeira e de apoiar os portugueses na tomada de decisões financeiras conscientes. É com este objetivo que temos vindo a reforçar as equipas no Doutor Finanças, contando, atualmente, com mais de 160 doutores.»

O Departamento de Comunicação e Marketing da empresa especialista em finanças pessoais é composto atualmente por 19 pessoas, prevendo-se que ao longo do próximo ano sejam integradas na equipa mais 14. Ricardo Santos é agora nomeado para a posição de CBO, liderando um departamento onde Sara Antunes assume a função de diretora de marketing e comunicação e Ana Aires a de head of marketing innovation.

Com esta nomeação, Sara Antunes fica responsável pela implementação da estratégia e de mecanismos e ferramentas de comunicação e marketing do Doutor Finanças.

Já Ana Aires, nomeada encontra-se focada em desenvolver a comunicação digital da empresa e fazer crescer a sua estratégia ao nível dos conteúdos e do marketing digital, no sentido de desenvolver ferramentas e encontrar soluções que permitam responder melhor às dificuldades de quem procura a ajuda do Doutor Finanças.

Rui Bairrada assinala ainda: «Estas nomeações surgem num momento em que queremos reforçar-nos como um dos principais players a nível nacional na literacia financeira. Estamos muito orgulhosos da nossa equipa. Sabemos que a reputação e a comunicação da marca está muito bem entregue.»

Ricardo Santos é atualmente sócio e CBO do Doutor Finanças e professor adjunto convidado na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). É licenciado em Comunicação Empresarial e Relações Públicas e pós-graduado em Gestão de Comunicação de Crises pela Escola Superior de Comunicação Social. Iniciou o seu percurso profissional em agências de design e publicidade, evoluindo depois para as áreas da comunicação digital e multimédia que acumulou sempre com a atividade de docência e com a consultoria estratégica em comunicação. Trabalhou na Addmore no início da sua carreira, integrou a equipa da Dimensão Global como diretor de comunicação e depois como sócio da empresa durante mais de 10 anos. Juntou-se à equipa do Doutor Finanças em abril de 2018 como diretor de marketing e comunicação, voltando a um projeto que viu nascer quando ainda tralhava enquanto agência.

Sara Antunes é licenciada em jornalismo, pela Universidade Lusófona. Em 2004 entrou para o «Jornal de Negócios», tendo-se mantido nesta publicação até ao final de 2019. Ao longo dos 15 anos em que esteve no «Negócios», desempenhou vários papéis, sempre ligados ao on-line, tendo nos últimos anos desempenhado o papel de editora do site.  Em 2020 iniciou o seu percurso no Doutor Finanças, como subdiretora do Departamento de Marketing e Comunicação, tendo sob a sua responsabilidade a área de conteúdos. Em 2021 assumeiu a direção do departamento.  

Ana Aires é formada em Engenharia Informática pela Universidade de Évora e tem um mestrado em Inteligência Artificial. Passou por empresas como a YDreams e a Terma, na Alemanha, onde esteve dois anos a desenvolver software de simulação de missões para a Agência Espacial Europeia. Regressou a Portugal em 2010 para cofundar a Widgilabs, uma agência digital especializada em WordPress. Aqui teve oportunidade de fazer parte da equipa que lançou o jornal «Observador», geriu equipa e desenvolveu o jornal «ECO», fortalecendo assim a sua experiência em publicações com alto tráfego. Durante estes 10 anos trabalhou não só empresas como Forbes Portugal e Sonae Sierra, mas também UNICEF e startups como Uniplaces, SEEDRS e Unbabel. É um membro ativo na comunidade WordPress, sendo organizadora de vários WordCamps Lisboa e Europa, participando muitas vezes como oradora. Em outubro de 2021 juntou-se à família Doutor Finanças, abraçando mais um desafio profissional com o objetivo de ajudar a tornar o portal na referência na literacia financeira em Portugal.