NOVA é o mais recente parceiro da Fundação José Neves

A Universidade NOVA de Lisboa é o mais recente parceiro da Fundação José Neves (FJN). Com esta parceria, estão já disponíveis 253 vagas de 11 cursos da NOVA IMS para bolsas reembolsáveis ISA FJN. As candidaturas para os alunos desses cursos estão abertas até ao dia 15 de dezembro e a FJN tem disponíveis cerca de 1,2 milhões de euros para investir no pagamento de propinas até final do ano. O programa ISA FJN garante o pagamento integral da propina e o investimento só é reembolsado se, e quando, o estudante atingir as condições para o fazer de forma sustentada. Desde setembro de 2020, a FJN Já investiu cerca de 1,3 milhões de euros no pagamento de propinas a 183 portugueses.

A lista de pós-graduações e mestrados da NOVA IMS já abrangidos pelo ISA FJN na Universidade NOVA de Lisboa é a seguinte: Mestrado em Data Driven Marketing; Pós-graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação; Pós-graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde; Mestrado em Geospatial Technologies; Mestrado em Gestão de Informação; Mestrado em Estatística e Gestão de Informação; Mestrado em Data Science and Advanced Analytics; Pós-graduação em Data Science for Marketing; Pós-graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence; Pós-graduação em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica; Pós-graduação em Data Science for Finance.

Carlos Oliveira, presidente executivo da Fundação José Neves, referiu: «Com a formalização da parceria com a NOVA, são já 36 as instituições de ensino parceiras da Fundação José Neves para as bolsas reembolsáveis ISA FJN, o que nos permite cumprir o seu principal objetivo: democratizar o acesso à educação, apoiando todos os portugueses que pretendam investir na sua educação, independentemente da situação pessoal, profissional ou capacidade financeira. A formação e a aprendizagem ao longo da vida é crucial para a atualização e competências, de forma a responder aos desafios dos empregos do futuro.»

Já Pedro Saraiva, diretor da NOVA IMS, assinalou: «Esta parceria marca mais um importante passo de evolução da NOVA IMS, enquanto escola liderante em Gestão de Informação e Ciência de Dados da Universidade Nova de Lisboa, com vasta oferta formativa reconhecida nacional e internacionalmente. Formamos profissionais com elevada qualidade e de grande empregabilidade, mas queremos fazê-lo de forma inclusiva, o que agora fica reforçado com a possibilidade de os alunos potencialmente interessados poderem encontrar os recursos financeiros adequados para frequentar e terminar com sucesso os seus cursos de mestrado ou pós-graduação na NOVA IMS.»

O ISA FJN é um programa de bolsas reembolsáveis, baseado no modelo de acordo de partilha de rendimentos (income share agreement, ISA) e tem como objetivo apoiar os portugueses no acesso aos cursos e formações que lhes permitam adquirir as competências para os empregos do futuro, através do pagamento integral da propina.

Dirigido aos estudantes e também a todos aqueles que já estão no mercado de trabalho, o ISA FJN facilita o acesso dos portugueses a cursos e formações onde existe uma grande necessidade de talento. O estudante só reembolsará este apoio à Fundação quando e se atingir as condições previamente definidas.

No total, entre universidades, institutos politécnicos e diversas escolas de formação prática e intensiva, são já 261 os cursos elegíveis e 36 as instituições parceiras do ISA FJN. Os interessados em beneficiar deste apoio podem obter mais informação diretamente aqui. Deverão submeter a sua candidatura até 15 de dezembro aqui.