Bosch com campanha global de employer branding para reter e atrair talento

A Bosch acaba de apresentar uma campanha global de employer branding intitulada «Work #LikeABosch», que tem como objetivo reforçar os valores e a cultura da empresa enquanto empregador junto dos atuais colaboradores, mas que se pretende que funcione também como mote para atração de talentos.

Os desafios e mudanças que surgiram para a gestão dos recursos humanos em consequência das alterações no mercado de trabalho e a necessidade de reforçar o seu posicionamento enquanto empresa sólida, internacional e com o propósito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e do ambiente levaram a empresa a criar a campanha global «Work #LikeABosch», que assenta em três pilares que refletem e comunicam o posicionamento da empresa e firmam aquele que é o seu employer value proposition (EVP):

– Crescer em inúmeras funções, posições e oportunidades;

– Desfrutar dos benefícios da conciliação entre a vida pessoal e o trabalho e faz com que valha a pena;

– Inspirar a criação de um hoje e um amanhã melhores.

É com base nestas três premissas que através de diferentes ferramentas de comunicação internas e externas, a Bosch pretende reforçar a mensagem junto dos seus colaboradores daquilo que a torna uma empresa atrativa para trabalhar, e promover essa imagem junto de potenciais candidatos. Desta campanha fazem parte diferentes mensagens, como a sustentabilidade, a flexibilidade, a diversidade, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, através das quais a Bosch visa transmitir os valores da marca e a sua responsabilidade enquanto um dos maiores empregadores em todo o mundo.  Para além disso, a campanha «Work #LikeABosch» não esquece o chamado «novo normal» trazido pela pandemia, e mostra a forma como a empresa implementa modelos de trabalho flexíveis, no qual o teletrabalho se combina na perfeição com o trabalho no local/ escritório, espelhando assim a cultura de trabalho e de liderança da Bosch como um empregador atrativo, moderno e diversificado, comunicando a visão da empresa para o futuro. «A Bosch está a tornar-se numa das empresas líderes a nível mundial no campo da IoT (Internet das Coisas). Através da IoT, estamos a tornar os nossos produtos mais inteligentes e a estabelecer tecnologias novas. No decorrer desta evolução sentimos a necessidade de desenvolver a campanha ‘Work #LikeABosch’ que permite transmitir de forma atraente e moderna a nossa missão, valores e cultura e dar aos atuais e futuros colaboradores poderosas razões para trabalhar na Bosch», explica Sónia Ferreira, responsável de recursos humanos para o employer branding da Bosch em Portugal.

Além disso, e numa altura em que o mercado atravessa uma fase de grande escassez de determinados perfis altamente especializados, a Bosch pretende que esta campanha sirva também para captar a atenção desses perfis, tal como explica Sónia Ferreira: «Dada esta evolução, acreditamos que esta campanha é também uma ferramenta para captar a atenção de perfis mais especializados, nomeadamente talentos de software, que se tornam cruciais para o caminho que a Bosch está a traçar, mostrando que é hoje em dia uma software house. Desta forma reforçamos três dimensões que são vividas no nosso dia-a-dia, tornando a nossa promessa de empregador bastante sólida: crescemos juntos, desfrutamos do nosso trabalho e inspiramo-nos mutuamente.»