Leroy Merlin diz não à «Black Friday» e sim à «Green Week»

Contrariando a corrente consumista, de puro impulso e de grande impacto para o planeta promovida pela «Black Friday», a «Green Week» da Leroy Merlin surge como uma alternativa e um apelo a um consumo mais sustentável e responsável.

A empresa não está a destacar produtos para vender com desconto: quer contribuir para o consumo responsável, e por isso convida ativistas, influenciadores e outros especialistas para que todos possam pensar sobre como podemos ajudar o planeta e tornar o nosso dia-a-dia mais «verde».

Para todos os que quiserem contribuir diretamente para ajudar a tornar esta sexta-feira mais «Green» e menos «Black», a empresa lançou ainda a iniciativa «Andando pelo Planeta» para pôr todos a mexer e a contribuir para um habitat mais positivo. Seja a andar, a correr, de bicicleta ou a fazer plogging, todo o movimento vai transformar-se em doações para reabilitar casas de forma sustentável, em parceria com o Just a Change.

Basta fazer download para o smartphone da app da UPNDO (ver aqui), associar o código «GREEN» e começar a mexer-se. Na aplicação está sempre visível a contribuição correspondente ao movimento, e no final basta escolher o projeto a apoiar. Com a «Green Week», o objetivo da Leroy Merlin é que todos ganhem, em vez de todos gastarem. Não há um Planeta B, por isso precisamos da ajuda de todos para contrariar o consumo desmedido da «Black Friday» e defender o consumo verde, sustentável e responsável, entendem os responsáveis da empresa.

A Leroy Merlin diz contar com todos, e assume compromissos: vai fazer um cálculo das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) diretamente relacionadas com a realização da «Green Week» nestes sete dias e a totalidade dessas emissões irá ser alvo de compensação, contribuindo dessa forma para o compromisso com a neutralidade carbónica previsto no Pacto Climático de Glasgow. Todo o processo de cálculo e compensação de emissões de GEE vai ser sujeito a auditoria externa independente.

A agenda completa da «Green Week» e mais detalhes estão disponíveis aqui.