XIII edição do programa «Explorer», do Santander

O Banco Santander, através do Santander Universidades, acaba de lançar a XIII edição do programa «Explorer» com o objetivo de promover o empreendedorismo jovem. Esta iniciativa, de grande sucesso em Espanha e na Argentina, chegou recentemente ao Chile e ao México em formato digital e, nesta edição, que terá início em janeiro de 2022, contará também com a participação de Portugal e do Brasil.

Após um intervalo de dois anos, em Portugal, voltam a participar nesta primeira edição global em formato digital a Universidade de Coimbra e a Universidade do Porto, através da UPTEC, ambas já participantes da versão anterior do programa.

O «Explorer» oferece aos jovens 12 semanas para se conectarem com uma comunidade internacional de empreendedores, validar a sua ideia de negócio e poderem desenvolver as aptidões necessárias para transformá-la numa solução viável e sustentável.

O programa, que ao longo dos anos evoluiu e aperfeiçoou o seu modelo, consolida-se agora numa nova fase em que integra dois elementos que se complementam: a formação online e a expansão internacional, para que os jovens, através de uma formação com a metodologia learning by doing e a orientação ou mentoria de especialistas, possam levar a cabo projetos reais e concretizáveis.

Para além de conceitos como a validação de modelos de negócios, as projeções financeiras, a criação de uma landing page ou de um pitch comercial, entre outros, os participantes vão poder falar sobre empreendedorismo e apresentar as suas ideias a fundadores de startups e especialistas internacionais como Steve Blank, considerado «o pai do empreendedorismo moderno», que participou nas duas últimas edições do programa. Terão também sessões de perguntas e respostas com especialistas e antigos alunos do «Explorer», interagindo em diferentes plataformas sociais e criando assim uma comunidade de networking, apesar da distância e das dificuldades no contexto de uma pandemia.

As equipas com os projetos com maior destaque nesta edição vão usufruir, no verão de 2022, da «Explorer Trip»: uma semana de imersão com centenas de empreendedores na EIA – European Innovation Academy, que se realizará no Porto.

Todas as informações estão disponíveis na plataforma Santander X (ver aqui). As inscrições para a próxima convocatória, de janeiro de 2022, já estão abertas e encerram a 9 de dezembro.