A IV Semana Internacional de Voluntariado da Repsol, impulsionada pela Fundação Repsol, decorreu entre os dias 25 e 31 de outubro, nos 23 países onde a multienergética está presente. A edição deste ano promoveu 65 atividades e envolveu 35 organizações. As atividades mobilizaram cerca de 2.100 pesssoas e contaram com mais de 3.000 voluntários que participaram em ações com um grande enfoque no ODS 13 – Ação climática. Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) respondem ao compromisso assumido pela sociedade, para aplicar medidas reais e acabar com os problemas da pobreza, da desigualdade, da injustiça e da alterações climáticas.
A semana teve como desígnio promover diferentes atividades de voluntariado nos países e nas regiões onde a Repsol tem presença, com o objetivo de praticar o propósito da marca e facilitar a iniciação em voluntariado aos seus colaboradores.
António Martins Victor, diretor de comunicação e relações externas da empresa, assinalou: «Num momento em que os líderes de todo o mundo se reúnem para debater as alterações climáticas, torna-se ainda mais evidente de que forma este tipo de iniciativas, promovidas pelas organizações, podem gerar um impacto positivo para as metas ambientais globais. Acreditamos que a informação, o conhecimento e a experiência são fundamentais para a adoção de comportamentos mais sustentáveis, pelo que esta semana foi importante para reforçarmos os nossos objetivos sustentáveis.»
Em Portugal, com o compromisso de divulgar e sensibilizar a sociedade para o ODS Ação Climática, os voluntários puderam assistir a vários workshops on-line sobre a importância da concretização dos ODS pelas empresas. Também num formato on-line, tiveram oportunidade de aprender como plantar uma árvore em casa, ou no escritório, com a ajuda de um com um kit sustentável facultado pela organização.
Fizeram ainda parte do calendário de atividades a nível nacional ações no terreno, com grande enfoque no ODS 13, como a reflorestação e a limpeza de habitats naturais, e de solidariedade, junto de coletivos desfavorecidos.
Manuela Pinto, a diretora de pessoas e organização, referiu: «Este ano, foi possível realizar mais de 60% das atividades de voluntariado de forma presencial, e aproveitámos também a tecnologia para conseguir que os workshops chegassem ao maior número de colaboradores. As nossas pessoas, com o seu espírito de missão e altruísmo, voltaram a provar que estão alinhadas também com os valores-base do compromisso da Repsol: promover a transição energética, termos um papel na preservação do ambiente e de um futuro mais sustentável. Este é um caminho contínuo. Estamos muito orgulhosos com os resultados.»