Rumos lança nova academia «Analista Funcional»

A Rumos aposta no lançamento de uma nova academia dedicada ao desempenho destas funções: a academia «Analista Funcional», com uma duração total de 161 horas, arranca a 17 de novembro, e há condições especiais para inscrições realizadas ainda no mês de setembro.

A academia foi criada para preparar profissionais para desempenharem, com sucesso, todos os aspetos inerentes a esta função. Para tal:

– Desenvolve competências técnicas: aborda os conceitos fundamentais de modelação de processos, análise de dados, análise de negócio e gestão de requisitos, metodologias ágeis de gestão de projetos e desenvolvimento de testes;

– Desenvolve competências comportamentais, nomeadamente a gestão da relação com aos vários stakeholders;

– Privilegia o saber-fazer, através da utilização de várias ferramentas e técnicas úteis para uma melhor e mais adequada análise funcional;

– Permite a demonstração dessas competências através do acesso a uma certificação internacional (EXIN BCS Foundation Certificate in Business Analysis):

O foco do analista funcional é o cliente. Aliado à tecnologia, atua como elo entre os utilizadores e a equipa técnica. As suas principais responsabilidades incluem o levantamento e análise de requisitos, o estudo dos processos e sistemas existentes na organização e a proposta de soluções e atualizações tecnológicas adequadas. É responsável pela modelação de dados e pela preparação de relatórios de custo-benefício, realiza testes para garantir que os sistemas funcionam conforme o esperado e prepara manuais de utilizador e outra documentação técnica.

Os formandos que terminam as academias da Rumos com sucesso ficam aptos a entrar no mercado de trabalho. As certificações (Microsoft, Cisco, Oracle, PMI, entre outras) comprovam o conhecimento adquirido, são reconhecidas a nível nacional e mundial e valorizadas pela maioria das entidades recrutadoras quando escolhem um candidato como uma garantia das suas competências. A componente prática está presente ao longo dos projetos realizados nas aulas, e o contacto ou integração no mercado de trabalho é proporcionada pelo estágio, garantido a todos os que obtenham com sucesso as certificações, em empresas de média e grande dimensão nas áreas de TI (tecnologias de informação), Banca e Seguros ou em software houses.

.

Boas práticas na análise funcional

No contexto do lançamento da nova academia, a Rumos prepara ainda uma happy techie hour para dar a conhecer as boas práticas na análise funcional: como saber ouvir as necessidades do cliente, como ajudá-lo a estruturar e a melhorar a sua ideia de projeto, como gerir a necessidade de envolvimento de áreas diferentes, como gerir as reuniões de seguimento e, por fim, como agilizar a validação e aprovação do documento de análise funcional. Esta ação de formação gratuita, de curta duração, na modalidade de live training – formato on-line e síncrono – acontece no dia 27 de setembro, das 18H30 às 20H00.

A inscrição na academia «Analista Funcional» pode ser feita através do e-mail (formacao@rumos.pt) e para mais informações sobre a academia ou a happy techie hour pode-se consultar o site da Rumos, aqui.

.

A Rumos

A Rumos tem uma posição de destaque na área de formação e certificação técnica de profissionais de informática em Portugal. As parcerias e o reconhecimento pelas mais prestigiadas entidades nacionais e internacionais ligadas às tecnologias de informação e comunicação (TIC) garantem-lhe um know-how constante sobre o que de mais avançado existe a nível mundial.

A empresa procura promover a melhor experiência formativa, garantindo as competências adequadas, graus de competitividade elevados e a capacidade de vencer novos desafios. Prepara o formando, garantindo a formação mais eficaz para valorizar a sua carreira e criar valor adicional para as empresas.

Anualmente, passam pelos centros de formação Rumos, em Lisboa e no Porto, mais de 5.000 formandos e são alcançadas cerca de 2.500 certificações.